Dados do Trabalho


Título

ESTRATEGIAS DE DESCENTRALIZAÇAO DAS NOTIFICAÇOES DOS EVENTOS SUPOSTAMENTE ATRIBUIVEIS A VACINAÇAO OU IMUNIZAÇAO NO MUNICIPIO DE MACEIO

Introdução

Este trabalho tem o objetivo relatar a experiência no processo de descentralização das notificações de eventos supostamente atribuíveis à vacinação ou imunização (ESAVI) através do e-SUS Notifica nos estabelecimentos de saúde no município de Maceió.

Descrição do caso

Foram utilizadas diversas estratégias como: Elaboração de instrutivo, descrevendo o passo a passo no uso do sistema e-SUS Notifica; capacitação teórico-prático em laboratório de informática, através de parceria com instituições de ensino e elaboração de vídeos tutoriais, gravados através do programa Open Broadcaster Software. O conteúdo dessas ferramentas inclui todas as etapas necessárias para notificação dos ESAVI’s, tais como: Autocadastro, Cadastro de notificação, Investigação e conduta e gestão de usuários.

Discussão

Participaram do processo de descentralização do e-SUS Notifica profissionais de saúde dos três níveis de complexidade, sendo eles: unidades básicas de saúde, maternidades, unidades de pronto atendimento, hospitais públicos e privados e serviço de verificação de óbito, dando maior agilidade na inserção das notificações de ESAVI's. Após a capacitação, observamos maior rapidez, praticidade e segurança na inserção de novas notificações, não sendo mais necessário o envio de fichas físicas ao serviço de vigilância. Esse fluxo de notificação retardava e/ou inviabilizava o processo de investigação adequado dos eventos ocorridos. Os instrutivos foram divulgados através de e-mail institucional das unidades de saúde bem como, de forma física no momento da capacitação teórico-prático. Outra ferramenta foram os vídeos tutoriais, elaborados facilitando o acesso à informação pelos profissionais que não tiveram oportunidade de participar da capacitação presencial teórico-prático. Os vídeos foram divulgados pela plataforma YouTube do Google® através do canal “Infovacinas”, alcançando até o momento 1.381 visualizações, disseminado nas redes sociais e também nos emails institucionais alcançando não apenas profissionais do município, como também de outras partes do país atingindo inúmeros profissionais divulgando o e-SUS Notifica.

Conclusão

A descentralização do sistema e-SUS Notifica permitiu que os profissionais de saúde pudessem inserir as notificações diretamente no sistema de maneira 100% online, com vistas a facilitar a entrada de dados, reduzindo as barreiras para a notificação, visando agilizar o processo de investigação e favorecer praticidade e segurança na celeridade do acompanhamento e encerramento dos casos.

Palavras Chave

Sistema de Informações de Agravos de Notificação; Vacinas

Área

Controle de Infecção e Vigilância Epidemiológica

Instituições

SECRETARIA MUNICIAPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ - Alagoas - Brasil

Autores

JULLIANA DANIELLE NASCIMENTO DE VERAS, VIVIANE JATOBÁ PIMENTEL, JÉSSICA SOARES DOS ANJOS BARBOZA, ALANNA MICHELLA OLIVEIRA DE ALBUQUERQUE SILVA, MÁRIO CÉSAR FERREIRA LIMA JÚNIOR, SANDRA MARIA DA SILVA FERREIRA, EUNICE RAQUEL AMORIM LESSA VASCONCELOS