Dados do Trabalho
Título
VACINAÇAO EXTRAMUROS: ESTRATEGIA COM INCENTIVO FINANCEIRO PARA AMPLIAÇAO DAS COBERTURAS VACINAIS NO NORTE DE MINAS GERAIS.
Introdução
A vacinação extramuros é uma estratégia realizada fora da unidade da assistência, visando alcançar populações com dificuldade de acesso ao serviço de saúde.
Para fortalecer as ações extramuros a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG), publicou a Resolução SES/MG No 8.888, de 25 de julho de 2023, com aporte financeiro.
Desse modo, o estudo visa avaliar o desempenho dos municípios norte mineiros quanto as metas pactuadas e o impacto do financiamento na política da imunização.
Material e Método
Estudo descritivo realizado na Região de Saúde de Pirapora/MG, com sete municípios jurisdicionados: Buritizeiro, Ibiaí, Lassance, Pirapora, Ponto Chique e Santa Fé de Minas. Incentivo financeiro pactuado de R$ 1.114.722,80, com componente fixo e variável.
A avaliação dos indicadores foi realizada pela SES/MG, nos anos de 2023 e 2024, com validação dos resultados pelos municípios no Sistema de Gerenciamento das Resoluções Estaduais (SIGRES). Indicadores: Média de cobertura vacinal com meta de 95% para crianças menores de 2 anos de idade; sendo 14 imubiológicos no primeiro monitoramento e 10 no segundo; Percentual de creches e escolas públicas com ações de vacinação extramuros com meta de 80%.
Resultados
Adesão dos 100% dos municípios adscritos. No primeiro monitoramento do indicador 1, 57% dos municípios alcançaram a meta estipulada da média de coberturas vacinais; no segundo monitoramento, 71%. Para o indicador 2, 100% dos municípios executaram a ação (80% de ações extramuros em escolas e creches pública atendidas).Foram administradas 1.733 doses de vacinas, englobando 87% das escolas do território.
Discussão e Conclusões
Garantir o aporte dos imunobiológicos deve ser um compromisso permanente do SUS. Ressalta-se que o desabastecimento temporário total ou parcial de alguns imunizantes e a instabilidade apresentada nos sistemas de informação oficiais do Ministério da Saúde (MS) podem ter contribuído para menor desempenho no primeiro monitoramento.
Certamente, o incentivo financeiro foi determinante para o aumento das coberturas vacinais no segundo monitoramento e para a ampliação do acesso à vacinação, especialmente para a comunidade escolar.
“Somente em 2023, investiu-se mais de R$165 milhões de repasse direto aos municípios, para que eles possam realizar ações para aumentar os índices, vacinando as crianças dentro das escolas.” (MINAS GERAIS, 2023).
A política, de fato, incentivou e auxiliou os municípios na implementação de estratégias alternativas para alcance das metas das coberturas vacinais.
Palavras Chave
vacinação extramuros; incentivo financeiro; saúde pública; coberturas vacinais
Área
Imunizações
Instituições
Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil
Autores
FLÁVIA ROCHA TEIXEIRA MOTA, DIANE APARECIDA OLIVEIRA DE MENEZES