Dados do Trabalho
Título
VACIMOVEL NAS ESCOLAS E O AUMENTO DAS COBERTURAS VACINAIS DA VACINA CONTRA HPV
Introdução
A suscetibilidade às doenças imunopreveníveis e a baixa Cobertura Vacinal (CV) no município de Betim/MG, em decorrência da dificuldade de adesão à vacinação e pela hesitação vacinal, levaram ao desenvolvimento da estratégia de vacinação nas escolas. Assim, este trabalho tem como objetivo demonstrar o avanço na CV da vacina contra HPV em crianças e adolescentes, utilizando o Vacimóvel como ferramenta para o alcance da vacinação em ambiente escolar, abordando os diferentes determinantes da hesitação vacinal e promovendo a saúde e prevenção no enfrentamento de vulnerabilidades imunopreveníveis.
Material e Método
Trata-se de um relato de experiência sobre a vacinação nas escolas municipais de Betim/MG, através do Vacimóvel. Foram vacinadas as crianças e adolescentes que apresentaram o termo de autorização assinado. As vacinas disponibilizadas foram as que compreendem o Calendário Nacional de Vacinação de acordo com a faixa etária. Foi analisada a CV acumulada, segundo faixa etária, dose e sexo, utilizando o método de coorte. O principal indicador utilizado foi a comparação entre as taxas de CV antes e após a implementação da estratégia de vacinação.
Resultados
Foram percorridas 100% das escolas municipais de Betim entre julho/2023 e fevereiro/2024. Houve um aumento na CV da vacina contra HPV de 3,27% das primeiras doses e 4,33% das segundas doses entre as meninas. Já entre os meninos, o aumento foi de 14,97% e 7,15% respectivamente.
Discussão e Conclusões
A imunização constitui uma das principais formas de prevenção da saúde. Para tanto, é necessária a implantação de estratégias que combatam a hesitação vacinal e promovam o alcance das CVs. Conduzir a vacina ao ambiente escolar com o Vacimóvel representa um instrumento eficaz para essa execução. Dado o curto período de execução, é possível observar um aumento das CVs da vacina contra HPV para ambos os sexos. Os resultados apresentados corroboram com Rumor et al (2023) evidenciando o estreitamento da relação entre a equipe de saúde e a comunidade escolar, melhorando a comunicação intersetorial e favorecendo o alcance dos projetos de saúde. Além disso, conforme Villa (2020), o desconhecimento sobre os riscos inerentes ao HPV configura um empecilho para o aumento da CV. Como o alcance da meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde da CV da vacina contra o HPV ainda é um desafio, a vacinação contra o HPV foi expandida e contemplou 96% das escolas estaduais em 2024, com a atuação do Vacimóvel – tendo em conta os 4% que recusaram a vacinação.
Palavras Chave
Cobertura vacinal Estratégias de saúde Saúde escolar
Área
Imunizações
Instituições
Secretaria Municipal de Saúde de Betim - Minas Gerais - Brasil
Autores
ADRIANE BRAGA COUTO, ANA PAULA MACEDO GOMES