Dados do Trabalho
Título
EDUCAÇAO PERMANENTE COMO SUPORTE PARA ATINGIR COBERTURA VACINAL NA III REGIAO DE SAUDE DO RIO GRANDE DO NORTE
Introdução
A vacinação é uma das intervenções mais eficazes em saúde pública, contribuindo significativamente para a redução da morbidade e mortalidade por doenças infecciosas em todo o mundo. No entanto, apesar dos esforços contínuos para expandir o acesso às vacinas, muitas comunidades ainda enfrentam desafios significativos em alcançar coberturas vacinais adequadas. Essa lacuna na cobertura vacinal pode resultar em surtos de doenças evitáveis por vacinas e representar uma ameaça para a saúde pública. Para enfrentar esse desafio, é fundamental adotar abordagens inovadoras e abrangentes que vão além da simples disponibilidade de vacinas.
A educação permanente emerge como uma estratégia promissora para promover a conscientização sobre vacinação, fornecer informações precisas para os profissionais. A III região de Saúde Pública do estado do Rio Grande do RN está localizada na região do Mato Grande, é composta por 26 municípios.
Material e Método
Para entender a realidade de cada município criou-se um mapa territorial, para a partir daí saber por onde poderíamos iniciar, identificando a fragilidade de cada município, em reunião com profissionais da regional concluímos que se a atual metodologia utilizada não estava dando os resultados esperados, iriamos em loco até os municípios para as capacitações dando prioridade para os que estavam com coberturas mais baixas.
Resultados
Conforme evidenciou-se, ao longo das capacitações em sala de vacina, contribuiu para o Desenvolvimento dos profissionais envolvidos, no que remete a melhoria de assistência de imunização ,a prática do atendimento humanizado e de qualidade para os Usuários nas unidades de saúde do SUS. As capacitações e a multiplicação de conhecimentos são essenciais para que as políticas públicas possam atuar de modo a suprir as necessidades dos usuários, através da imunização por vacinas.
Discussão e Conclusões
Esta de intervenção reafirma o sentido da Educação Permanente em Saúde e nos atenta sobre a importância de ofertar instrumentos capazes de renovar as práticas dos profissionais que atuam em sala de vacina, a fim de gerar ações e estratégias que realmente causem impacto sobre a meta de cobertura vacinal dos municípios que compõe a terceira região de saúde do RN.
Capacitamos de inicio, 25 coordenadores de imunização, 165 enfermeiros, 281 técnicos de enfermagem e a partir de 2024 realizamos quadrimestralmente para os profissionais novatos nos municípios e para aqueles que mesmo já tendo participado ainda sente algum tipo de dificuldade.
Palavras Chave
Imunização; Educação Permanente; cobertura vacinal;
Área
Imunizações
Instituições
III URSAP - Rio Grande do Norte - Brasil
Autores
JOSIONETE MARTINS FONSECA DE ARAUJO, ANA BEATRIZ NASCIMENTO SOUSA RODRIGUES