Dados do Trabalho
Título
ASSOCIAÇAO ENTRE OS FATORES DO AMBIENTE SOCIAL A COBERTURA DA VACINA MENINGOCOCICA ACWY (CONJUGADA), APOS TRES ANOS DA SUA INRODUÇAO, EM ADOLESCENTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS, BRASIL
Introdução
Entre os adolescentes, alcançar as metas de coberturas vacinais é um desafio, pois diversos motivos podem justificar a baixa cobertura vacinal entre esse grupo populacional. Entre as vacinas preconizadas no Calendário de Vacinação dos Adolescentes, para os adolescentes de 11 a 12 anos, insere-se a vacina contra meningococo ACWY, imunizante conjugado que protege contra quatro sorotipos de meningite bacteriana: A, C, W e Y (MenACWY). Diante do exposto, o objetivo foi analisar a distribuição espacial da cobertura vacinal da vacina MenACWY e identificar a associação entre os fatores socioeconômicos e os do ambiente social às taxas de cobertura da vacina MenACWY entre os adolescentes do estado de Minas Gerais (MG), Brasil.
Material e Método
Trata-se de um estudo ecológico, misto, realizado com dados secundários dos 853 municípios do Estado de MG, Brasil, no período de 2020 a 2022, fornecidos pelo sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações. A cobertura vacinal da vacina MenACWY, foi a variável dependente deste estudo. Como variáveis independentes desse estudo, adotou-se as variáveis sociodemográficas dos municípios, denominado Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS). Para a análise estatística espacial, foi avaliada a dependência espacial e a presença de aglomerados espaciais formados pelos municípios com alta e baixa cobertura vacinal da MenACWY. Realizou-se os modelos com efeitos espaciais globais, que considera os efeitos espaciais, sendo eles: Spatial Lag e Spatial Error.
Resultados
No ano de 2021, Minas Gerais apresentou a maior cobertura vacinal (60,58%) desde a introdução da vacina MenACWY pelo PNI. Em relação a análise de regressões globais: , à medida que aumentou o Índice Mineiro de Responsabilidade Social – Saúde, aumentou a cobertura vacinal dos municípios da vacina MenACWY; à medida que aumentou o Índice Mineiro de Responsabilidade Social - Segurança Pública, aumentou-se, também, a cobertura vacinal dos municípios do estado de Minas Gerais da vacina MenACWY. Outra associação encontrada para o ano de 2021 foi em relação ao gasto per capita com atividades de educação: à medida que aumentou esse indicador, aumentou a cobertura vacinal para a vacina MenACWY entre os adolescentes do estado de Minas Gerais.
Discussão e Conclusões
Estes resultados podem fornecer justificativas para o desenvolvimento de estratégias de prevenção de agravos e de promoção da saúde, além de intervenções, com evidência favorável da associação da escola com a vacinação.
Palavras Chave
Meningite meningocócica; Vacina; Adolescentes; Epidemiologia, Ambiente social
Área
Imunizações
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - Minas Gerais - Brasil
Autores
THALES PHILIPE RODRIGUES DA SILVA, SHEILA APARECIDA FERREIRA LACHTIM, BRUNA FIGUEIREDO MANZO, GILMAR JOSÉ COELHO RODRIGUES, ALINE MENDES VIMIEIRO, ED WILSON RODRIGUES VIEIRA, FERNANDA PENIDO MATOZINHOS