Dados do Trabalho


Título

Avaliação de amostras de pneumococo de residentes em BH - um caminho para prescrição de antimicrobianos mais racional e possibilidade de colaboração na política pública de imunização

Introdução

As pneumonias são quadros responsáveis por grande número de hospitalizações e óbitos. Em Minas Gerais, os dados mostram 4330 internações no mês de fevereiro de 2023. O Streptococcus pneumoniae (pneumococo) se mantém como o agente etiológico predominante nas pneumonias bacterianas. O objetivo é descrever o perfil de sensibilidade e sorotipos isolados em BH.

Material e Método

Foram obtidos dados de residentes de Belo Horizonte, MG, no sistema GAL FUNED de janeiro de 2021 a março de 2023. O perfil de resistência foi avaliado por faixas etárias e também foi descrito para os sorotipos mais prevalentes.

Resultados

Foram identificadas 66 amostras, sendo a maioria de sangue (55) e líquido pleural (7). Em relação à faixa etária, 25 (37%) das amostras eram de menores de 5 anos e 16 (24%) de maiores de 60 anos. Com relação à sensibilidade à penicilina, 42 (64%) amostras foram testadas: 79% foram classificadas como sensíveis, 4% como intermediários e 17% como resistentes. Observou-se pneumococo resistente à penicilina em todas as faixas etárias, exceto na entre 15 e 29 anos. Em relação à ceftriaxona, foram analisadas 35 (53%) amostras, sendo 91% sensíveis, 3% intermediários e 6% resistentes. Do total de 66 amostras avaliadas, 55 (83%) foram analisadas quanto aos sorotipos. Os principais sorotipos identificados foram o 3 (11 amostras -21%), o 19A (nove - 17%), o 12F (cinco - 9%) e o 15A (quatro - 8%). Das 11 amostras de sorotipo 3, nove amostras foram avaliadas quanto à sensibilidade à penicilina e oito quanto à sensibilidade à ceftriaxona, e todas foram classificadas como sensíveis. Em relação ao sorotipo 19A, dentre as nove amostras, cinco foram avaliadas quanto à sensibilidade à penicilina e nenhuma destas foi classificada como sensível. Em relação à ceftriaxona, duas das nove amostras foram testadas e 50% destas se mostraram sensíveis.

Discussão e Conclusões

A avaliação do perfil de sensibilidade é relevante para definição de esquema empírico de tratamento de quadro invasivos por pneumococo e sua sorotipagem colabora na elaboração da política nacional de imunização. A despeito desta importância, observou-se um número pequeno de amostras avaliadas, indicando necessidade de orientação aos profissionais de saúde quanto ao encaminhamento de amostras elegíveis para a Funed. A predominância de isolamento de sorotipos não incluídos na vacina pneumocócica 10 valente, disponível no PNI, deve motivar estudos sobre introdução de vacina com cobertura a maior número de sorotipos.

Palavras Chave

Pneumococo, resistência antimicrobiana, sorotipos

Área

Infecções Preveníveis por Imunizações

Instituições

Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde- PBH - Minas Gerais - Brasil

Autores

MARIA VITORIA ASSUMPCAO MOURAO, BRUNA WALKER, ISABELA DIAS LAUAR, LIVIA FULGENCIO DE CUNHA MELO, RENATA COIMBRA PRATES, FABIANE SCALABRINI PINTO, MARCIA PAULLINY SOARES BAHIA, VINICIUS TORRES LEITE