Dados do Trabalho


Título

A EXPERIENCIA DE UM CENTRO DE REFERENCIA PARA IMUNOBIOLOGICOS ESPECIAIS(CRIE) PARA AMPLIAR A DEMANDA DE ATENDIMENTOS

Introdução

Existem 52 CRIE no Brasil, porém são evidentes as baixas taxas de adesão, por falta de encaminhamento, barreiras de acesso, escassez de profissionais, estrutura física limitada, além de outros limitadores logísticos, como horário de funcionamento. A jornada do paciente para recebimento de imunobiológicos especiais pode ser resumida da seguinte forma: A dispensação dos imunobiológicos por cada estado pode ocorrer diretamente num CRIE a partir do chamado CRIE virtual, quando a solicitação é feita diretamente ao estado pelo município, que dispensa para o solicitante, que por sua vez aplica na ponta o produto, ou ainda por regionais de imunização. O objetivo deste trabalho é expor os resultados da experiência de um CRIE, após cinco meses de intervenções na ampliação da estrutura física, aumento de recursos humanos, ampliação do horário de atendimento e comunicação em redes sociais.

Material e Método

O novo CRIE começou a funcionar em 28/01/2023 e os dados foram coletados retrospectivamente e consolidados a partir do programa de computação (SI-PNI), utilizado pelo Programa Nacional de Imunizações, de acordo com 18 tipos de vacinas disponibilizadas no CRIE, no período de janeiro de 2023 a junho de 2023.

Resultados

Para 18 vacinas avaliadas foram aplicadas no mês de janeiro 2701 doses, fevereiro 2465, março 3053, abril 3197, maio 3877 e junho 3366. Houve desabastecimento da hexavalente em abril, Hib a partir de março (fevereiro 503 doses e junho chegou a 57) e pneumo 23 esporadicamente. Apesar do desbastecimento houve aumento da demanda para o Serviço, com altas taxas de retorno.

Discussão e Conclusões

O novo CRIE começou a funcionar em 28/01/2023 com ampliação do espaço físico, dos recursos humanos (enfermeiros 7, médicos 7, técnicos de enfermagem 7, digitadores 2, além de administrativos), do horário de atendimento (7 dias/semana para pacientes de retorno) e da comunicação nas redes sociais, na expectativa de melhorar a demanda para o atendimento. A capacitação do Serviço também é constante. Cabe ressaltar que os desabastecimentos evidenciados de março à junho impactaram na avaliação final, porém ainda houve aumento da demanda. O funcionamento 7 dias/semana amplia as possibilidades para a vacinação. Ainda que medidas de intervenção sejam realizadas, a comunicação precisa alcançar os prescritores, principalmente as especialidades sem tradição para a vacinação, porém é preciso garantir o abastecimento contínuo. O sucesso para aumentar a cobertura vacinal é multifatorial e requer um trabalho contínuo.

Palavras Chave

vacinação, doenças crônicas, perdas de oportunidades para vacinação

Área

Imunizações

Instituições

Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais Myrtes Amorelli Gonzaga - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

TÂNIA CRISTINA DE MATTOS BARROS PETRAGLIA, MARILDA DE SOUZA BRASIL SILVA, LETICIA OSTROWE DE CARVALHO REALE, ABELARDO BASTOS PINTO NETO, BIANCA NOLETO AYRES GUIMARÃES, PATRICIA DE MATTOS GUTTMANN, CATHERINE CRESPO CORDEIRO DE SÁ, ANA LUCIA MUNOZ CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE