Dados do Trabalho


Título

AÇAO CARRO DA VACINA

Introdução

O Programa Nacional de Imunização (PNI) é considerado um dos maiores e mais completos programas de imunização público e gratuito do mundo. Até 2015 as taxas de cobertura vacinal no Brasil estavam em torno 95,07%. Entretanto nos últimos anos acompanhamos o declínio exponencial da cobertura vacinal levando ao reaparecimento de algumas doenças já erradicadas.
O isolamento social promovido pela pandemia de Covid-19 ,além de fatores de ordem sociocultural, geográfica, organizacional e econômica dificultam as medidas de imunização.
Observando que que as taxas de cobertura vacinal tendem a ser menores dentre as populações mais vulneráveis, a Região de Saúde Oeste do Distrito Federal criou o projeto Carro da Vacina com o intuito de eliminar as barreiras de acesso e ampliar a cobertura vacinal.

Material e Método

O projeto carro da vacina consiste na vacinação itinerante a partir de um veículo que leva a equipe de saúde e os imunobiológicos pra áreas públicas e equipamentos sociais das comunidades .

Resultados

Foram realizadas 66 edições de vacinação itinerante de janeiro de 2022 a julho de 2023. Cada edição conta com uma UBS da Região de Saúde Oeste responsável pela organização da logística.
Até 22 de julho de 2023, a ação realizou 31.129 doses de vacina.

Discussão e Conclusões

A iniciativa do Carro da Vacina constitui-se como uma alternativa ao déficit na cobertura vacinal.
Entende-se que, para melhorar as taxas de vacinação, os órgãos de saúde devem dispor de estratégias variadas com o intuito de diminuir o distanciamento dos usuários aos serviços e à temática da imunização.
Com a experiência de todas as campanhas ocorridas de forma exitosa, o projeto futuro para o Carro da Vacina é a ampliação do número de vacinas disponíveis, de forma que todos os usuários sejam beneficiados quaisquer que sejam as suas demandas, prezando as características de universalidade e equidade da APS.

Palavras Chave

itinerante

Área

Imunizações

Instituições

Secretaria de Estado de Saúde - Distrito Federal - Brasil

Autores

ZILDENE BITENCOURT