Dados do Trabalho


Título

NOVAS ESTRATEGIAS DE EDUCAÇAO EM SAUDE DIRECIONADAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES SOBRE A IMPORTANCIA DA VACINAÇAO: UMA FERRAMENTA CONTRA A DESINFORMAÇAO.

Introdução

Nos últimos anos, diversos países vêm enfrentando o reaparecimento de doenças já eficientemente controladas pela vacinação, cenário que pode ter sido influenciado pelo crescente movimento antivacinas. Grande parte da hesitação em relação às vacinas pode ter origem nas notícias veiculadas nas mídias sociais. O objetivo do presente estudo é elaborar novas ferramentas de educação em saúde, por meio da utilização de mídias sociais, voltadas para crianças e adolescentes, com foco na importância da vacinação

Material e Método

Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, que segue as etapas da análise de conteúdo de Bardin, a partir das informações de conteúdos duvidosos coletadas nas mídias sociais sobre as vacinas. A coleta das informações foi realizada no período de agosto de 2022 a maio de 2023. Foram selecionadas 88 notícias nas mídias sociais, utilizando-se o termo: “vacina”.

Resultados

As informações foram agrupadas em 8 categorias distintas: danos neurológicos causados pelas vacinas, danos ao DNA, danos ao sistema cardiovascular, danos gerais à saúde, questionamentos sobre os testes das vacinas e utilização de “cobaias”, composição dos imunizantes, efeito das vacinas e teorias da conspiração diversas.

Discussão e Conclusões

Com base nos dados preliminares, pode-se inferir que as mídias sociais promoveram um forte impacto na confiança da população em geral sobre as vacinas. Os conteúdos analisados até o momento permitem sugerir forte politização dos discursos antivacina, além da crescente descrença sobre a eficácia e segurança dos imunobiológicos, o que reflete a força que as mídias sociais possuem em influenciar o pensamento coletivo. Como forma de promover educação em saúde, foi criada uma conta no Instagram, para divulgação de informações sobre as vacinas para crianças e adolescentes, sendo estas, elaboradas de forma simples e acessível, porém pautadas em evidências científicas, de forma a servir como um contraponto às notícias sem evidência científica. Também estão sendo produzidos vídeos, utilizando o Software VideoScribe, tendo como tema principal, a importância das vacinas. Esses vídeos estão sendo divulgados por meio das principais redes sociais, como o Instagram e o Youtube. Por meio das estratégias do presente estudo, espera-se contribuir para a promoção da educação em saúde de crianças e adolescentes, de forma a ajudar na melhora na cobertura vacinal.

Palavras Chave

Vacinas; desinformação; educação em saúde; crianças e adolescentes.

Área

Imunizações

Instituições

Universidade Estácio de Sá - Instituto de Educação Médica (IDOMED) - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

DAMIAO CARLOS MORAES DOS SANTOS, GABRIELA FIGUEIREDO SOARES, LAIZ GOMES CARNEIRO NOVAES, MARIA EDUARDA GADELHA LOUREIRO