Dados do Trabalho


Título

DESAFIOS ENCONTRADAS PELA EQUIPE DE SAUDE NA OBTENÇAO DO ESQUEMA VACINAL COMPLETO EM INDIGENAS

Introdução

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) foi implantado no país em 1973 como uma estratégia de organização das atividades de vacinação, prevenção e controle da incidência de doenças infectocontagiosas, tendo como meta vacinar todos os brasileiros em todas as fases da sua vida. A saúde indígena no Brasil, com ênfase na imunização, vem sendo cada dia mais valorizada e com isso surge à necessidade de uma análise mais crítica das bases desse sistema. No Brasil, existem 305 etnias indígenas e mais 270 línguas, o que totaliza aproximadamente 897 mil indivíduos. As atividades de imunização podem ser em aldeias próximas aos centros urbanos ou em aldeias de difícil acesso, que reúnem uma série de especificidades desafiadoras, tais como: rotatividade de recursos humanos, dificuldade na coleta, registro e análise dos dados, grande dispersão geográfica entre outros. Portanto, faz-se necessário a investigação dessa temática, com uma hipótese de que há uma dificuldade maior em obter um esquema vacinal completo em indígenas, devido à diversos fatores.

Material e Método

Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal com abordagem qualitativa. A amostra do estudo foi por conveniência, totalizando 11 enfermeiros que são Responsáveis Técnicos de Imunização do DSEI. O critério de inclusão foi de o entrevistado atuar ativamente como enfermeiro técnico de imunização do DSEI.

Resultados

Foram definidos dois eixos temáticos principais: Eixo temático 01 – Fatores que dificultam o processo de vacinação – e os subtemas: Rotatividade indígena e profissional, falta de profissionais capacitados, extensão geográfica, fake news e movimentos antivacinas; e o Eixo Temático 02 – Estratégias utilizadas pelas equipes de saúde para obter o esquema vacinal – e os subtemas: Busca ativa dos indígenas, capacitação em Sala de Vacina e Rede de Frios, entrada nas aldeias portando imunobiológicos, pontos volantes e elaboração de POP e Instrutivos.

Discussão e Conclusões

O desenvolvimento do presente estudo possibilitou uma análise das principais dificuldades enfrentadas pela equipe de saúde na obtenção do esquema vacinal completo. O instrumento de coleta possibilitou mostrar situações vivenciadas pelos responsáveis técnicos em imunização, que por muitas vezes se igualava às problemáticas dos demais, justificando a dificuldade de alcançar a meta anual nacional de imunização.

Palavras Chave

Enfermagem, Imunização, Indígenas.

Área

Imunizações

Instituições

Universidade Euro Americana de Brasília - Distrito Federal - Brasil

Autores

LUCAS SILVA LIMA, ALICIA CAETANO ROCHA, ISABELA CRISTINA SEVERINA