Dados do Trabalho
Título
ABORDAGEM LUDICA DO TEMA VACINAÇAO COM CRIANÇAS MATRICULADAS NA REDE PUBLICA DE ENSINO NO MUNICIPIO DE PINHAIS/PR
Introdução
Trata-se de uma análise descritiva da utilização de uma cartilha lúdica para abordagem sobre vacinação com crianças menores de seis anos matriculadas na rede pública de ensino do município de Pinhais/PR. Com o objetivo de incentivar a aproximação da Educação em Saúde à Educação Infantil, visando à melhoria das coberturas vacinais, tendo a criança como disseminadora de informações nos núcleos familiares.
Material e Método
A elaboração do livreto para colorir e se divertir teve seu início no pensar lúdico do mundo da criança, em apresentar a elas as doenças como monstrinhos que precisam ser combatidos com vacinas. O livreto contém atividades interativas e que explicam quais vacinam se devem receber até 4 anos de idade, adesivos e contatos das unidades de saúde do município. Realizamos uma apresentação de lançamento do livreto, em 07/03/2023, com a presença do Zé Gotinha, de nossa prefeita, das secretárias de saúde e educação, das diretoras dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e Escolas Municipais e das coordenadoras das unidades de saúde, explicando da composição do material e quais vacinas e quais doenças previnem, fizemos a apresentação de cada representante, tanto educação quanto saúde, fazendo a relação territorial. Cada diretora teve liberdade para trabalhar no momento oportuno com os alunos, algumas aproveitando reunião com os pais ou sábados letivos, convidando a unidade de saúde de referência para fazer a verificação da carteirinha vacinal, completando-a se necessário, a presença do Zé Gotinha era muito comemorada nesses momentos.
Resultados
O material foi utilizado em 67% das instituições propostas, destas 93,1% desenvolveram alguma atividade com o material recebido, totalizando 3.765 crianças. Em sua totalidade, as instituições consideraram válida a utilização do material elaborado, sendo que 96,6% não encontraram dificuldades em trabalhar com o mesmo. A parceria entre saúde e educação é de grande valia, pois possibilita um trabalho abrangente na formação de um cidadão consciente e replicador de informações corretas. Crescer entendendo sobre o controle de doenças além do benefício próprio apresenta resultados na coletividade.
Discussão e Conclusões
Intensificação nas ações de educação em saúde com a comunidade; estreitamento dos laços entre as famílias e os servidores da unidade de saúde, em particular o vacinador.
Palavras Chave
Livreto, lúdico, educação em saúde.
Área
Imunizações
Instituições
Prefeitura Municipal de Pinhais - Paraná - Brasil
Autores
JANAINA KATIUCIA DE SOUZA DZIURKOSKI CASERO