Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS EVENTOS SUPOSTAMENTE ATRIBUIDOS A VACINAÇAO E IMUNIZAÇAO (ESAVI) COVID-19 NA AREA DE ABRANGENCIA DA REGIAO DE SAUDE DE VITORIA DA CONQUISTA – BAHIA

Introdução

A introdução de novas vacinas requer uma farmacovigilância efetiva para eventos supostamente atribuídos à vacinação e imunização (ESAVI). Assim, este trabalho objetiva descrever o perfil epidemiológico dos ESAVI associados às vacinas Covid-19 notificados pelos municípios que compõem a Região de Saúde de Vitória da Conquista (RSVC), no Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste da Bahia.

Material e Método

Estudo epidemiológico, descritivo, com dados extraídos do sistema oficial do Ministério da Saúde para notificação de ESAVI: e-SUS Notifica. A área do estudo envolve os 19 municípios da RSVC, com população total estimada de 640.306 habitantes. A análise refere-se ao período de Janeiro de 2021 à Junho de 2023 e envolveu as vacinas contra Covid-19 distribuídas pelo Programa Nacional de Imunizações.

Resultados

No período analisado, foram administradas 1.822.443 doses das vacinas contra Covid-19 na RSVC, sendo 1.747.055 doses de vacinas monovalentes e 75.388 de bivalente. Estas foram administradas em crianças a partir de seis meses de vida à idosos sem limite de idade. Foram notificados 541 ESAVI, o que corresponde a aproximadamente 0,03% do total de doses administradas. A maioria dos casos (60,2%) foi em decorrência do imunobiológico do laboratório AstraZeneca. Do total de notificações, 39,5% acometeram pessoas com idades entre 30 e 39 anos e 60 à 69 anos, incidindo mais sobre as mulheres (70,8%). O tempo entre a vacinação e início dos sintomas em sua grande maioria se deu nas primeiras 24h, sendo 97% dos casos não graves e 3% destes considerados graves, com dois óbitos que, após analisados pela Câmara Técnica para Análise de ESAVI, verificou-se presença de múltiplas comorbidades, não concluindo relação direta com a vacinação.

Discussão e Conclusões

A vacinação contra a Covid-19 foi fundamental para o controle da pandemia, e segue avançando no Brasil. Foram administradas cerca de 510 milhões de doses em todo o país, reduzindo o número de casos, internações e óbitos pela doença. É importante destacar que, após a investigação, poucos eventos tiveram qualquer relação causal com a vacinação. Esta análise, contudo, apresenta algumas limitações, por ser desenvolvida com base em dados de banco secundário, se limitando a informações específicas presentes na ficha de notificação, podendo apresentar inconsistências. É necessário reforçar a importância da notificação e investigação oportuna de ESAVI para acompanhamento e monitorização dos casos, validando a segurança e eficácia da vacina Covid-19.

Palavras Chave

VACINAÇÃO; COVID19; ESAVI

Área

Imunizações

Instituições

Núcleo Regional de Saúde Sudoeste, Sesab - Bahia - Brasil

Autores

POLIANE CANGUSSÚ SILVA, RAMON DA COSTA SAAVEDRA, TALUANA LÚCIA LEÃO MAGALHÃES