Dados do Trabalho


Título

COQUELUCHE E A SITUAÇAO VACINAL EM SANTA CATARINA (2011-2021): UM ESTUDO RETROSPECTIVO

Introdução

A coqueluche é uma doença infecciosa aguda, de alta transmissibilidade e distribuição universal, causada pela bactéria Bordetella pertussis. A doença acomete o trato respiratório, tendo como principal sintoma a tosse paroxística, e sua prevalência é mais frequente e grave em menores de 1 ano. Desde 1975, é uma das doenças de notificação compulsória, tendo na vacina sua principal medida de prevenção. As vacinas disponíveis são: vacina pentavalente (D1, D2 e D3), aos 2, 4 e 6 meses, e vacina tríplice bacteriana (R1 e R2), aos 15 meses e 4 anos.

Material e Método

Estudo descritivo e retrospectivo dos casos suspeitos de coqueluche realizado em Santa Catarina no período de 2011 a 2021. Os dados foram extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN NET por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado e analisados com uso do software R Studio.

Resultados

No período, foram notificados 6443 casos suspeitos, destes, 1217 (18,9%) foram confirmados. Os casos confirmados foram majoritariamente no sexo feminino, 668 (54,9%). A maior concentração de casos, 672 (54,7%), ocorreu na faixa etária dos menores 1 ano de idade, sendo os menores de 3 meses os mais acometidos, totalizando 442 casos. Ainda, dentre os casos confirmados, 271 (22,3%) não eram vacinados, 200 (16,4%) não tinha informações sobre o estado vacinal (ignorado) e somente 134 (11 %) possuíam o esquema vacinal completo, ou seja, 3 doses de vacina pentavalente + 2 doses de vacina tríplice bacteriana.

Discussão e Conclusões

A correlação da idade de ocorrência da maioria dos casos confirmados e a baixa prevalência do esquema vacinal completo, no estudo realizado, pode se explicar pela idade em que a coqueluche é predominante, a qual não permite a completude do esquema. Por fim, por tratar-se de uma doença imunoprevenível, a atualização do calendário vacinal é de extrema importância.

Palavras Chave

Epidemiologia. Doenças respiratórias. Imunização

Área

Aspectos Éticos e Legais das Imunizações

Instituições

Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

JESSIKA ANGELA FREITAS DE OLIVEIRA, MARIANA KLIEMANN MARCHIORO, CHAIANE NATIVIDADE DE SOUZA GONÇALVES, ARIELI SCHIESSL FIALHO, ALDA MARIA RODOLFO, LAIS ALMEIDA RELVAS BRANDT