Dados do Trabalho
Título
DESCENTRALIZAÇAO DO SISTEMA DE INFORMAÇOES DE INSUMOS ESTRATEGICOS (SIES) AOS POLOS SANITARIOS (REGIONAIS), MUNICIPIO DE SAO GONÇALO – RIO DE JANEIRO: RELATO DE EXPERIENCIA DO ANO DE 2022.
Introdução
O Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) é um aplicativo demandado pela Diretoria Técnica de Gestão da Secretaria de Vigilância em Saúde, é utilizado como uma ferramenta do Programa Nacional de Imunizações, um único sistema que pode estar em uso por todas as unidades, nas três esferas de governo. Tem por objetivo agilizar e facilitar o gerenciamento da logística no recebimento e distribuição dos imunobiológicos, além do acompanhamento das movimentações e dos estoques estratégicos. A Coordenação de Imunização de São Gonçalo implantou o sistema na instância municipal em 2013, e em 2022 promoveu a descentralização do sistema para as 05 regionais, tendo como atribuições o gerenciamento integrado e o suprimento efetivo dos imunobiológicos recebidos da Instância Estadual para utilização nas salas de vacinação. Este estudo tem por objetivo descrever sobre a experiência da descentralização do SIES nas instâncias regionais. A escolha da temática foi motivada pelo impacto no aprimoramento da logística e gerenciamento dos imunobiológicos no Município de São Gonçalo.
Material e Método
Estudo descritivo, avaliativo do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) do Ministério da Saúde, considerando processo de descentralização com realização de encontros técnicos para capacitação dos profissionais e implementação do SIES nas 05 regionais do Município, como plataforma de gerenciamento logístico regional para Imunobiológicos no ano de 2022.
Resultados
O acompanhamento da utilização do SIES pelas 05 regionais, permitiu avaliar as solicitações de imunobiológicos em tempo real, visibilidade dos estoques locais, redução do tempo dos processos com impacto na eliminação de solicitações desnecessárias, promovendo simplificação de operações logísticas.
Discussão e Conclusões
Os resultados demonstram o aperfeiçoamento dos processos de trabalho da logística de imunobiológicos, com melhor gerenciamento, melhoria na distribuição oportuna de imunobiológicos, garantindo maior sustentabilidade nas unidades municipais. Conclui-se que o sistema SIES é uma ferramenta facilitadora, oportuna, segura e fácil manejo, passível de descentralização para outras instâncias.
Palavras Chave
SISTEMA, INFORMAÇÃO, IMUNOBIOLÓGICO
Área
Imunizações
Instituições
SEMSA - SG/SUBSC/COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE IMUNIZAÇÕES - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
LORENA SANTOS DA CONCEIÇÃO, DANIELE TORRES DA SILVA, THAINÁ JHULIA JANDRE BICEGO FRATANE