Dados do Trabalho
Título
EXCURSOES DE TEMPERATURA NA REDE DE FRIO DA 17A REGIONAL DE SAUDE DO PARANA: MOTIVOS E IMPACTO FINANCEIRO
Introdução
Excursão de temperatura (ET) é um desvio da temperatura de conservação de um produto por um determinado período de tempo durante a armazenagem ou o transporte. No Paraná, esses desvios devem ser notificados no sistema próprio do Estado SISAVAIMUNO, quando então serão avaliados pela Secretaria de Saúde do Estado do Paraná. Após o parecer final, o produto será utilizado ou descartado.
O descarte de imunobiológicos (IB) devido a ET causa prejuízos aos cofres públicos e à população, que pode ficar temporariamente desassistida por falta do produto. Considerando que a maioria das situações que levam à ET poderiam ter sido evitadas, é importante identificar esses desvios no intuito de aperfeiçoar a rede de frio e prevenir perdas de produtos.
O objetivo deste trabalho foi analisar as perdas de IB nos municípios da 17a Regional de Saúde (RS) no ano de 2022 causadas por ET, bem como o impacto financeiro resultante desses desvios.
Material e Método
Foi realizado levantamento e análise das fichas de ET de municípios da 17a RS no ano de 2022 no sistema SISAVAIMUNO quanto ao motivo do desvio, parecer final quanto à viabilidade do produto e impacto financeiro no caso de descartes.
Resultados
Foram encontradas 43 fichas no SISAVAIMUNO: 19 por falta de energia, 17 devido a falha no equipamento e 7 por outros motivos.
Do total de 145.436 doses especificadas nas irregularidades, 53.567 precisaram ser descartadas, resultando em uma perda total de R$ 1.281.924,57.
Discussão e Conclusões
36,8 % das doses de IB que sofreram ET precisaram ser descartadas. Entre os motivos para a excursão, a falta de energia é o mais comum, seguida de falha no equipamento. O montante financeiro perdido é bastante relevante, em especial ao considerar que se trata de apenas uma das 22 RS do Estado. A identificação precoce e o manejo de situações de falta de energia devem ser claramente previstas no Plano de Contingência da Rede de Frio, mediante o qual, quando aplicado corretamente, não se perderia nenhum produto. Falhas no equipamento que levem a variações inaceitáveis de temperatura também são situações previstas nesses Planos. Além disso, a presença de Planos de Manutenção Preventiva dos equipamentos também auxiliam na prevenção de eventuais falhas. Dessa forma,conclui-se que grande parte dos desvios de temperatura que levam à perda de produtos poderiam ser evitados com Planos bem estruturados e aplicados pela equipe técnica em conjunto com a gestão do município.
Palavras Chave
excursão; temperatura, vacinas, imunobiológicos
Área
Imunizações
Instituições
Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA-Pr) - Paraná - Brasil
Autores
GISELE NEGRÃO PAES, MARCELA ZAMBRIM CAMPANINI, CRISTIAN FELIPE FERRAZ DA SILVA, VANDER LUCIO DE OLIVEIRA OUSSAKI, FELIPE ASSAN REMONDI