Dados do Trabalho
Título
MONITORAMENTO DADOS DE VACINAÇAO SERVIÇO PRIVADO
Introdução
Curitiba possui uma ampla rede de serviços privados de vacinação, composto por 53 clínicas e 25 farmácias. Com a ampliação dessa prestação de serviço na capital, observou-se que esses serviços contribuíam de forma considerável para elevação da cobertura vacinal do município, agregando em número de doses aplicadas da rotina e influenza. A dinâmica de supervisão desses serviços já está implantada desde 2005 no município, mas percebeu-se a necessidade de acompanhamento mensal, sendo esta uma ação essencial para manutenção do registro de doses aplicadas atualizado e com incremento nas coberturas vacinais.
Material e Método
.Mensalmente o município extrai o banco de doses aplicadas pelo serviço privado e registrados no SIPNI, por estabelecimento e por vacina, agregando essas informações nos painéis de cobertura vacinal. Neste momento realizamos a avaliação do banco de dados, monitorando digitações, tipo de registro e data da última atualização. Quando evidenciado alguma situação de alerta, faz-se contato telefônico, email ou visita inloco para verificar o que pode estar ocorrendo, oferecendo apoio para resolução do problema e evitando atraso ou perda de registros no sistema de informação nacional. O trabalho se dá integrado epidemiologia e sanitária, a fim de garantirmos a qualidade do serviço prestado.
Resultados
Observa-se que o serviço privado agrega em até 16% na cobertura vacinal por vacina, fortalecendo a necessidade de manter-se próximo e em monitoramento das informações registradas por estes serviços na plataforma nacional. Em 2022, a cobertura para meningocócica C menor de 1 ano do município foi de 96,2, 16,99% foi o percentual agregado do serviço privado, a menor contribuição se deu na febre amarela menor de 1 ano, enquanto a cobertura municipal foi de 78,4, 5,41% foi o percentual agregado do serviço privado. As demais vacinas ficam entre entre esses 2 percentuais.
Discussão e Conclusões
O cenário nacional nos traz alguns nós críticos que influenciam na cobertura vacinal, um deles está voltado ao sistema de informação, por isso faz-se necessário o monitoramento e tomada de decisões oportunas, de forma a garantir que as informações estejam inseridas e disponíveis na plataforma nacional conforme prevê a legislação. Os dados comprovando que uma parcela considerável da população no município busca por esta estratégia de vacinação. Incorporando essa ação nos controles do município, conseguimos um banco de dados mais completo, atualizado e que incremente os indicadores da cobertura vacinação de nossa sociedade.
Palavras Chave
vacinação, serviço privado, monitoramento
Área
Imunizações
Instituições
Secretaria Municipal de Saúde - Paraná - Brasil
Autores
DEBORA CRISTINA DE LIMA CARLET, ANA PAULA CARDOSO PIMENTA BORCHARDT, ANDREIA PEREIRA MARTINS SPILLER, GLAUCIA HARUMI MARUO KANABUSHI, RENATO ROCHA DA CRUZ