Dados do Trabalho


Título

ANALISE DAS NOTIFICAÇOES DOS EVENTOS SUPOSTAMENTE ATRIBUIVEIS A VACINAÇAO OU IMUNIZAÇAO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Introdução

Os eventos supostamente atribuíveis à vacinação ou imunização (ESAVI) são quaisquer ocorrências médicas indesejadas temporalmente associadas à vacinação ou imunização, onde nem sempre possuem uma relação causal com o uso de uma vacina ou outro imunobiológico. Esses eventos devem ser notificados no Sistema de Notificação – ESUS Notifica, para avaliação e monitoramento. O objetivo deste estudo é analisar os eventos supostamente atribuíveis à vacinação ou imunização no Estado do Rio Grande do Norte entre os anos de 2021 a 2023, quanto ao número de notificações e situação em que esta notificação se encontra.

Material e Método

Esta pesquisa baseou-se em um estudo de caráter descritivo, com abordagem quali-quantitativa, onde foi utilizado o banco de dados do ESUS Notifica para acesso aos dados dos ESAVI desde o dia 01 de janeiro de 2021 até o dia 07 de julho de 2023. Optou-se por analisar os dados referentes ao quantitativo de notificações para todos os imunobiológicos por ano, assim como a situação desta notificação.

Resultados

Na análise do banco de dados identificamos um total de 1728 notificações entre 2021 a 2023, sendo 1210 notificações no ano de 2021, 421 notificações em 2022 e 97 em 2023. A situação das notificações do ano de 2021 se encontram com 83 em aberto, 43 canceladas, 34 em avaliação e 1050 encerradas. No ano de 2022 temos 36 notificações em aberto, 10 canceladas, 6 em avaliação e 360 encerradas. E para o ano de 2023 existem 12 em aberto, 1 cancelada, 2 em avaliação e 82 encerradas. Nos resultados podemos identificar uma queda de 65,3% no número de notificações entre o ano de 2021 e 2022, assim como de 92% entre 2021 e os 7 primeiros meses de 2023.

Discussão e Conclusões

Este estudo nos permitiu a visualização das informações referente as notificações dos ESAVI no Estado do Rio Grande do Norte e a situação de encerramento. Com isso, ficamos atentos quanto a queda do número de notificações nos anos analisados, sendo levantado a hipótese de uma possível subnotificação das notificações, havendo a necessidade da criação de estratégias para a sensibilização dos profissionais quanto a importância da notificação para todas as situações que apresentem critério de notificação para ESAVI. Também foi possível identificar um importante número de notificações em aberto ou em avaliação, sendo necessário a criação de estratégias que otimizem a agilidade deste processo e que permita a resposta dos ESAVI em tempo oportuno.

Palavras Chave

Eventos; Notificações; Imunização

Área

Imunizações

Instituições

Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

KATIUCIA ROSELI SILVA DE CARVALHO , IRACI NESTOR DE SOUZA ALMEIDA CÂMARA, LAIANE GRAZIELA PAULINO DA COSTA, JOCELLY DE OLIVEIRA BENTO, SIMONE BAPTISTA DOS ANJOS ANDRADE, ANA BEATRIZ GURGEL GOMES, MIRLEY CARLA MEDEIROS MODESTO, MICHELLINE JOSUÁ COSTA MACIEL