Dados do Trabalho
Título
IMPLANTAÇAO DE AGENDAS PARA VACINAÇAO NAS UNIDADES DE SAUDE
Introdução
A utilização da agenda oportuniza vacinação sem filas e aglomerações, distribui o público em horário integral do serviço de saúde, evita perdas de oportunidade vacinal, monitora estoques de vacina e sua logística, tem potencial acolhedor e possibilidades para esclarecimento prévio de questionamento, sem necessidade de deslocamentos. Para o cidadão traz a praticidade de previamente receber informações pertinentes a vacinação, promovendo em uma única visita a adequação da sua carteira de vacinação, ter a possibilidade de pode escolher a data e horário que for melhor para comparecer ao estabelecimento de saúde.
Material e Método
Curitiba implantou a Central Saúde Já e passou a realizar agendamentos diversos, incluindo marcação de horário para vacinação. Os usuários entram em contato telefônico e realizam o agendamento do dia e horário disponível para vacinação no serviço de saúde escolhido. É enviada uma mensagem via aplicativo, confirmando data e horário agendados. Essa ação permite que o serviço de saúde visualize sua agenda diária, planejando seu processo de vacinação, composição de equipe, insumos e imunobiológicos.
Resultados
Dos 10.806 agendamentos, 8.351 receberam a vacina na data agendada, adesão de 77,3%. 65,8% receberam seu atendimento antes do horário ou em até 10 minutos, 21,3% com espera até 29 minutos e 12,9% com 30 minutos ou mais. Dentre os motivos de não comparecimento temos a vacinação realizada antes da data oportunizada para agendamento, adoecimento da pessoa agendada, esquecimento do agendamento e não possibilidade do comparecimento na data agendada. Em relação ao tempo de espera, identificou-se alguns pontos que precisam ser exercitados pelas equipes como ausência na confirmação oportuna do agendamento, agenda confirmada em nome de uma profissional e outra executando o atendimento, mesmo profissional atendendo busca espontânea e agendamentos.
Discussão e Conclusões
o agendamento da vacinação apoia as equipes em suas tarefas diárias, estreita o diálogo com a população, empodera sociedade e equipes de saúde para o processo de busca constante da adequação dos seus esquemas vacinais. Organizar o processo de trabalho, diante de diferentes variantes que hoje permeiam as salas de vacina, não está vinculada a uma única ação. Temos investindo em diferentes setores, promovendo a integração e fortalecimento de ações que deixem como legado, o alcance e manutenção de altas coberturas vacinais, diante de uma equipe de saúde e sociedade crítica e empoderada de sua responsabilidade individual e coletiva.
Palavras Chave
agendamento, vacinação, imunobiológicos
Área
Imunizações
Instituições
Secretaria Municipal de Saúde - Paraná - Brasil
Autores
DÉBORA CRISTINA DE LIMA CARLET, FLAVIA CELENE QUADROS, DIEGO SPINOZA DOS SANTOS, JONAS SOUZA DA SILVA