Dados do Trabalho
Título
AÇOES DE BLOQUEIOS VACINAIS NOS CASOS SUSPEITOS DE SARAMPO: ANALISE DO STATUS VACINAL DOS INDIVIDUOS AVALIADOS, DE JANEIRO A JUNHO DE 2023, NO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO (MRJ)
Introdução
O sarampo é uma doença de grande relevância para a saúde pública devido a sua gravidade e potencial de transmissão. O bloqueio vacinal é uma estratégia da vigilância em saúde que objetiva promover a vacinação seletiva de contatos de um caso suspeito, no prazo de 72 horas da notificação, com a finalidade de interromper a transmissão e disseminação do sarampo. Portanto, para que haja controle, a realização do bloqueio vacinal em tempo oportuno é imprescindível. Com isso, a experiência no monitoramento das ações de bloqueio na rotina de trabalho da Coordenação do Programa de Imunizações (CPI) do Município do Rio de Janeiro, motivou o objeto deste estudo, afim de diagnosticar o status vacinal das pessoas avaliadas e número de resgates vacinais obtidos.
Material e Método
Estudo descritivo, com dados coletados em FormDocs, elaborado pela CPI, no período de janeiro a junho de 2023, considerando o número de doses aplicadas nos bloqueios e o número de contatos identificados, com análise das variáveis: Idade, status vacinal do caso suspeito, realização efetiva do bloqueio, contatos em dia e em atraso e número de resgates vacinais realizados. Os dados foram analisados no software Excel.
Resultados
Foram 77 notificações de casos suspeitos de sarampo no MRJ, no período analisado, com 1.845 contatos. Sobre a frequência de casos suspeitos com vacinação em dia, temos 79,5%, em atraso 11,5% e 2,6% fora da faixa etária, outros 5,4% representam ausência de registro vacinal. Sobre os contatos, a situação vacinal foi que 74,5% estavam em dia, 20,4% com atraso vacinal e 4,9% não apresentaram caderneta vacinal no momento do bloqueio. Dos contatos em atraso, foram recuperados para vacinação 378 equivalendo a 80,5% de êxito no resgate. Das 77 notificações, todas tiveram bloqueio vacinal efetivamente realizada.
Discussão e Conclusões
Considerando os resultados das ações de bloqueio vacinal no MRJ, quanto ao status vacinal dos casos suspeitos e contatos, conclui-se que a maior frequência mostra situação vacinal em dia, evidenciando cumprimento do calendário vacinal de rotina e campanhas previstas pelo Ministério da Saúde e operacionalizadas pela Estratégia de Saúde da Família. No entanto, há fragilidade na completude de dados sobre histórico vacinal, por ausência de comprovante vacinal pelos indivíduos avaliados. Destaca-se ainda, a importância da ação na captação de suscetíveis, no resgate vacinal efetivo, contribuindo para o aumento da cobertura vacinal e controle do sarampo.
Palavras Chave
Saúde Pública; Vigilância em Saúde; Vacina contra Sarampo; Cobertura Vacinal
Área
Imunizações
Instituições
Coordenação do Programa de Imunizações - SMS-Rio - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
ELISABETH RODRIGUES OLIVEIRA, GISLANI MATEUS OLIVEIRA AGUILAR, GLAUCELAINE SILVA TEIXEIRA, NADJA GREFFE, MARIANA FREITAS JESUS NASCIMENTO