Dados do Trabalho


Título

CAPACITAÇAO DE FARMACEUTICOS PARA O SERVIÇO DE VACINAÇAO NO BRASIL

Introdução

Após a regulamentação da Anvisa, em 2017 e do Conselho Federal de Farmácia (CFF), em 2018, que permitiram a prestação do serviço de vacinação pelo farmacêutico, foi necessário o desenvolvimento de novas competências para esses profissionais. Assim, o objetivo foi planejar e ofertar um curso de capacitação de farmacêuticos para a prestação do serviço em diferentes cenários do país.

Material e Método

Inicialmente foi elaborado o projeto pedagógico por especialistas. O curso, intitulado “Serviço de Vacinação por Farmacêuticos”, teve carga horária de 60 horas e foi organizado na modalidade a distância (40 horas) e presencial (20 horas). Ao término da modalidade a distância, houve avaliação como critério para realização da modalidade presencial em que o farmacêutico executou atividades práticas: resolução de casos clínicos, análise de calendário e cartão vacinal, plano de cuidado, preparo e administração de vacinas, documentação e notificações. Foram aprovados aqueles que obtiverem no mínimo 60% de aproveitamento nas duas modalidades.

Resultados

No desenvolvimento do curso foram publicados: projeto pedagógico, manuais do facilitador e do participante, documentação do processo de cuidado e o livro “Administração de vacinas e de outros medicamentos injetáveis por farmacêuticos, uma abordagem prática” (parceria com a Ordem dos Farmacêuticos de Portugal). Também foram produzidos vídeos, materiais de apoio e complementares. No pré-lançamento do curso foram formados, por meio de oficina de capacitação, 20 farmacêuticos que atuaram como facilitadores em diversas regiões do país. Desde o lançamento do curso (outubro de 2021 a julho de 2023), 24.259 farmacêuticos se inscreveram e 4.136 profissionais foram aprovados na modalidade a distância e presencial. Até o momento, foram formadas 141 turmas presenciais, abrangendo 27 capitais brasileiras e 19 cidades do interior. Nesse período, 2.998 farmacêuticos foram certificados.

Discussão e Conclusões

Países como França, Austrália, Portugal e Estados Unidos destacam que mudanças nas leis e adoção de processos de trabalho foram essenciais para atuação do farmacêutico como imunizador. Nesse contexto, o curso e os documentos elaborados e ofertados gratuitamente pelo CFF, contribuíram para a capacitação do farmacêutico. Acredita-se, que os profissionais certificados somem esforços a outros profissionais de saúde, promovendo imunização efetiva e segura, diminuição da desinformação e hesitação vacinal, combate a fake news e consequente, o aumento das coberturas vacinais no Brasil.

Palavras Chave

Vacinação, Farmacêutico, Educação

Área

Imunizações

Instituições

Conselho Federal de Farmácia - Distrito Federal - Brasil

Autores

JOSÉLIA PENA FRADE QUINTÃO, GISELLE DE CARVALHO BRITO, KARINA LORENA MEIRA FERNANDES CHIURATTO, BEATRIZ PINTO COELHO LOTT, ROBERTA DIAS RODRIGUES ROCHA, RENATA ALINE DE ANDRADE, WALTER DA SILVA JORGE JOÃO