Dados do Trabalho


Título

IMPACTO NOS INDICADORES DE IMUNIZAÇAO EM CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS ANTES E APOS PESQUISA-INTERVENÇAO NO ESTADO DE MINAS GERAIS, BRASIL

Introdução

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) brasileiro vem se consolidando no cenário mundial como uma das mais relevantes intervenções em saúde pública. No entanto, a despeito de todas as conquistas, o fenômeno da queda das coberturas vacinais também é observado no país. Em 2021, diante do cenário desfavorável no estado de Minas Gerais, a Secretaria Estadual de Saúde e o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Vacinação da Universidade Federal de Minas Gerais planejaram e implementaram um projeto de pesquisa-intervenção junto aos municípios das Gerências/Superintendências Regionais de Saúde (GRS/SRS). O foco desta pesquisa-intervenção foi a realização de oficinas de trabalho e construção de planos de ação municipais, visando ao aumento das coberturas vacinais em crianças. Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto dessa intervenção nos indicadores de processos de trabalho de imunização.

Material e Método

Trata-se de um ensaio clínico comunitário realizado em 212 dos 853 municípios de oito das 28 GRS/SRS, as quais foram identificadas como prioritárias, por meio da análise de tendência de coberturas vacinais em crianças. Os seis indicadores (ações de sensibilização/capacitação; supervisão em sala de vacina; vacinação extramuros; visita domiciliar pelos agentes comunitários de saúde (ACS); atualização do cartão de vacina de faltosos e reuniões intersetoriais mensais) foram avaliados por meio dos testes de Friedman e Wilcoxon. Os municípios responderam a um questionário com os resultados dos indicadores em três tempos: t1 (pré-intervenção - anterior à realização da oficina), t2 (1º monitoramento – três meses após a oficina) e t3 (2º monitoramento – seis meses após a oficina).

Resultados

Houve melhoria importante na maior parte dos indicadores nos três tempos analisados, com significância estatística e aumento de medianas e intervalos interquartílicos. A realização de busca ativa pelos ACS e a atualização do cartão de vacina dos faltosos estão entre os indicadores que apresentaram melhor desempenho.

Discussão e Conclusões

A pesquisa-intervenção impactou positivamente nos indicadores de processos de trabalho de imunização de crianças em municípios do estado de Minas Gerais, sendo adaptável a outros locais e ciclos de vida. Os dados reforçam a importância do papel do ACS na busca ativa e orientação correta sobre a vacinação infantil. Pode-se concluir também sobre a relevância da integração ensino-serviço, que transformou as práticas profissionais, organizou os processos de trabalho e subsidiou o aprimoramento acadêmico.

Palavras Chave

Cobertura Vacinal, Vigilância, Monitoramento, Gerenciamento de Risco, Crianças, Doenças Imunopreveníveis.

Área

Imunizações

Instituições

Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

JANAINA FONSECA ALMEIDA SOUZA, DENISIANE GERALDA ARAUJO, ADRIANA COELHO SOARES, JAQUELINE SILVA OLIVEIRA, THALES PHILIPE RODRIGUES SILVA, SHEILA APARECIDA FERREIRA LATCHIM, ELICE ELIANE NOBRE RIBEIRO, FERNANDA PENIDO MATOZINHOS