Dados do Trabalho


Título

ADEQUAÇAO DAS SALAS DE VACINAÇAO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 – RESULTADOS DAS SUPERVISOES REALIZADAS NO DISTRITO FEDERAL EM 2020-2021

Introdução

A vacinação é uma das medidas de saúde pública mais efetivas e eficientes para o controle e a prevenção de doenças. Contudo, a efetividade das vacinas depende de diversos fatores, como a adequação das salas de vacinação às boas práticas de imunização, incluindo o recebimento, o armazenamento, a manipulação e a aplicação das vacinas, conforme as normas e diretrizes vigentes no país.
A pandemia de covid-19, iniciada em 2020, impactou direta e indiretamente os serviços de saúde, incluindo as salas de vacinação. Com isso, as coberturas vacinais reduziram drasticamente nesse período. Em 2021, com o início da vacinação contra a covid-19, as salas de vacinação passaram a ter uma demanda superior ao período pré-pandemia, necessitando de uma melhor adequação as normas e diretrizes preconizadas. Além disso, as novas plataformas de vacinas covid-19 com suas diferentes especificidades representaram um desafio adicional para as salas de vacinação.

Material e Método

Foram realizadas supervisões de maneira sistemática e programada, através da elaboração de escalas mensais, incluindo todos os serviços de vacinação do DF, fossem eles realizados em sala de vacinas, serviços volantes, serviços de drive-thru, e outras ações de vacinação extramuros. Durante a supervisão as normas e as diretrizes do PNI, associadas às boas práticas preconizadas para salas de vacinação, foram então avaliadas ao serem confrontadas com a realidade encontrada in loco. Uma vez realizada a supervisão, foi elaborado um plano de ação com base na matriz de planejamento estratégico 5W2H considerando as fragilidades encontradas e as recomendações técnicas que foram elaboradas a partir do que foi encontrado em cada serviço de vacinação.

Resultados

Das 136 salas de vacinação no Distrito Federal, foram realizadas 102 supervisões, grande parte da equipe que desenvolve suas atividades dentro das salas de vacinas possuíam pouco ou conhecimentos não atuais necessários para o bom desempenho das práticas desenvolvidas.

Discussão e Conclusões

O diagnóstico situacional encontrado na maioria das salas de vacinas se destacou pelas fragilidades perante as normas e diretrizes preconizadas pelo PNI, onde a necessidade de capacitações ficaram evidentes.
A partir disso, foi elaborado um plano de capacitação de 40 horas que envolve todos os aspectos técnicos e administrativos da sala de vacinação, tendo como foco inicial o responsável técnico da sala de vacina que terá como compromisso multiplicar os conhecimentos adquiridos para a equipe que lidera.

Palavras Chave

Programa de Imunização; Supervisões Técnicas nas Salas de
Vacinas; Avaliação das Salas de Vacinas; Normas e Rotinas de Vacinação; Boas
Práticas de Imunização; Capacitação em Salas de Vacinas.

Área

Imunizações

Instituições

Secretaria de Saúde do Distrito Federal - Distrito Federal - Brasil

Autores

LIGIANE SELES DOS SANTOS, KARINE ARAÚJO CASTRO, TEREZA LUÍZA DE SOUZA PEREIRA, LAÍS DE MORAIS SOARES, LEILANE DE MORAIS SOARES