Dados do Trabalho


Título

CAPACITAÇAO EM SALA DE VACINAÇAO: ENFERMEIROS E VACINADORES DO NORTE DO ESPIRITO SANTO.

Introdução

A queda das Coberturas Vacinais monitoradas desde 2012 expõe o risco de reintrodução de doenças controladas e eliminadas. Inspirados no Projeto pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais (PRCV) o Programa Regional de Imunizações (PRI-Norte) traçou estratégias de capacitação dos ACS, Vacinadores e Enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família (ESF), capacitar a ponta do sistema em seus territórios facilita a adesão e oportuniza conhecer a realidade local. No que se refere à imunização, o conhecimento é constantemente mutável, em decorrência de alterações nos calendários de vacinação, adição de novas vacinas entre outros aspectos. Os profissionais que estão em contato direto com os pacientes precisam estar atualizados no intuito de esclarecer dúvidas, combater falsas noticias e otimizar as visitas não perdendo oportunidades de vacinação.

Material e Método

Os profissionais capacitados atuam na região norte do Espírito Santo, que é composta por 14 municípios. Eles foram divididos em turma A e turma B visando manter os serviços funcionando, as capacitações ocorreram no território em 3 encontros presenciais e 2 atividades de dispersão. O conteúdo de cada módulo teve foco no POP de sala de vacinação estadual, abordando dia a dia na sala de vacina “do acender ao apagar das luzes” os calendários vacinais dando enfoque a cada imunobiológico, o fluxo de notificações de ESAVI e de solicitação CRIE, profilaxia da raiva humana e soroterapia antivenenos. Na apresentação das atividades compartilharam os processos de trabalho e estrutura das salas de vacinação e um estudo de caso com situações do dia a dia: criança sem cartão, paciente CRIE, gestante, um momento de troca de conhecimento e discussão da impotância das orientações no ato de vacinar.

Resultados

Até junho 2023 foram capacitadas 6 turmas de 10 municípios os outros 4 municípios participarão em Agosto 2023, as turmas já estão agendadas. Compareceram aproximadamente 180 Enfermeiros e Vacinadores que receberam certificados de 40 horas e sinalizaram a importância de mantermos educação permanente para os profissionais da Imunização.

Discussão e Conclusões

Recuperar o protagonismo do Programa de Imunização não é tarefa fácil, mas se faz necessária. A articulação com os profissionais da ponta é uma estratégia fundamental que precisa ser reforçada e propagada. A população e até mesmo os profissionais de saúde precisam confiar nas vacinas e na importância do ato de vacinar, só assim poderemos recuperar as coberturas e manter nosso País longe de ameaças como Poliomielite.

Palavras Chave

Cobertura Vacinal; Educação Permanente; Imunização.

Área

Imunizações

Instituições

Superintendência Regional de Saúde de São Mateus - Espírito Santo - Brasil

Autores

VERÔNICA CONSOLAÇÃO TOMAZ, ANA ELISA FERNANDES MARTINS, KAROLINE CARVALHO SIGLER, RENATO ALVES CANIÇALI, HELETÍCIA SCABELO GALAVOTE