Dados do Trabalho


Título

APRIMORAMENTO DA REDE DE FRIO NO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO; INCREMENTO DA CAPACIDADE INSTALADA PARA IMUNOBIOLOGICOS E RESULTADOS OBTIDOS ENTRE 2019 E 2022

Introdução

A Secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RIO), promoveu aprimoramento da Rede de Frio municipal com a aquisição de novos equipamentos de conservação de imunobiológicos fortalecendo a estruturação das Centrais Regionais de Rede de Frio (CRRF), otimizando a logística de distribuição e armazenamento de imunobiológicos no município. O objetivo é analisar comparativamente a capacidade de armazenamento e distribuição dos imunobiológicos nos anos de 2019 e 2022 no MRJ.

Material e Método

O estudo foi descritivo com dados secundários a partir do levantamento da capacidade de armazenamento dos imunobiológicos nos anos de 2019 e 2022 no MRJ. As variáveis utilizadas foram os números de salas de vacinação, total de câmaras de conservação existentes em 2019 nas 10 CRRF e em 2022. Também os quantitativos das vacinas recebidas nos anos analisados, demonstrando o impacto da entrada da vacina COVID 19 na volumetria municipal. As analises foram realizadas em planilhas do Microsoft Excel a partir das frequências absolutas, proporções e gráficos.

Resultados

A Rede de Frio era composta por 307 câmaras de conservação em 2019 e em 2022 passou a contar com 594 equipamentos da Rede de Frio municipal. Com isso, houve incremento de 93% na capacidade instalada, com a aquisição de novas 287 câmaras de conservação. Em relação à volumetria de imunobiológicos, houve um incremento, em 2022, de 40% no volume distribuído na rotina e em campanhas, se comparado a 2019. Na análise da volumetria global de 2022, os imunobiológicos COVID19 representaram incremento se 52% em comparação ao volume da rotina no mesmo ano. A aquisição dos novos equipamentos contribuiu para ampliação, aumento da capacidade instalada e por fim garantia da segurança no armazenamento de todos os imunobiológicos.

Discussão e Conclusões

Os resultados apontam que as incorporações dos imunobiológicos COVID 19 no calendário impactaram no processo logístico aumentando a volumetria e que este cenário só se manteve sustentável mediante a aquisição dos novos equipamentos da Rede de Frio pela gestão municipal, possibilitando o armazenamento pleno dos imunobiológicos.

Palavras Chave

Aprimoramento e capacidade

Área

Imunizações

Instituições

Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

ELINÉIA DA SILVA MOTA, LIVIA DE LIMA MOURA, MARCIA PAIXÃO DE OLIVEIRA CASTRO, ADÉLIA MARIA DOS SANTOS , NADJA GREFFE, RAFAELLA VIEIRA MAZZONI, GISLANI MATEUS OLIVEIRA AGUILAR