Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DA INTRODUÇAO DA VACINA PNEUMOCOCICA 13 VALENTE NA VACINAÇAO DE ADULTOS COM NEOPLASIAS E TRANSPLANTADOS DE CELULAS TRONCO-HEMATOPOIETICAS REFERENCIADOS A UM CENTRO DE VACINAÇAO GRATUITA

Introdução

Os Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) são centros federais localizados em todos os estados do país e no Distrito Federal, que oferecem gratuitamente imunobiológicos. Para o Brasil, a estimativa para cada ano do triênio 2020-2022 aponta que ocorrerão 450 mil casos de câncer, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma, o que implicará em alta demanda para vacinação especial. A vacina pneumocócica conjugada 13 valente foi implantada nos CRIE pelo Programa Nacional de Imunizações(PNI) no último trimestre de 2019 para portadores de neoplasias, transplantados e pessoas vivendo com HIV/aids. Objetivos: Avaliar a prevalência de adultos com neoplasias e transplantados de células tronco-hematopoiéticas (TCTH), referenciadas a um CRIE, no período de janeiro de 2012 a dezembro de 2021 e o impacto da introdução da vacina pneumocócica conjugada 13 valente nessa demanda.

Material e Método

Os dados foram coletados de forma descritiva, retrospectivamente e consolidados a partir dos programas de computação (SI-CRIE e SI-PNI), utilizados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), de acordo com as variáveis indivíduos a partir de 20 anos de idade, doença de base, ano de início da vacinação, vacina pneumocócica 13, no período de janeiro de 2012 a dezembro de 2021.

Resultados

O CRIE atendeu 54.148 pacientes no período de janeiro de 2012 a dezembro de 2021. De 2012 a 2019 foram atendidos 25.035 indivíduos com mais de 20 anos de idade, desses 717 tiveram como doença de base neoplasias e 854 TCTH (juntos representam 6,3% do total de atendimentos para essa faixa etária). A relação entre TCTH e neoplasias foi de 1,19. De 2020 a 2021 foram atendidos 9.821 indivíduos com mais de 20 anos de idade, desses 1.479 tiveram como doença de base neoplasias e 409 TCTH (19,2% do total de atendimentos). A partir da introdução da nova vacina houve uma maior demanda de pacientes portadores de neoplasias e a relação passou a ser invertida entre neoplasias e TCTH (3,6).

Discussão e Conclusões

A liberação da nota técnica para a implantação pelo PNI da vacina pneumocócia conjugada 13 nos CRIE mobilizou sociedades médicas e especialistas para a divulgação dessa nova aquisição, o que foi fundamental para o aumento da demanda dos pacientes ao CRIE. O conhecimento do perfil do atendimento dessa população contribuirá para a avaliação de medidas de intervenção que visem uma melhor cobertura vacinal para os portadores de neoplasias. O resultado animador demonstra a importância da informação chegar aos prescritos.

Palavras Chave

neoplasia, transplante de células-tronco hematopiéticas, vacina pneumocócica conjugada 13

Área

Imunizações

Instituições

Crie Myrtes Amorelli Gonzaga- Rocha Maia - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

TANIA CRISTINA DE MATTOS BARROS PETRAGLIA, CRISTIANE PINHÃO, BRUNO BARROS PETRAGLIA, CRISTIANE CHRISTY DORNELLAS BORGES, PHILIPPE COSTA MIRANDA