Dados do Trabalho


Título

IMUNIZA NORTE: PROJETO DE PARCERIA ENTRE O PROGRAMA REGIONAL DE IMUNIZAÇOES E UFES - REGIAO NORTE/ES

Introdução

Uma das recomendações sobre medidas de saúde pública de prevenção à transmissão da covid-19 nas ações de vacinação contidas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 é buscar parcerias com cursos de graduação da área da saúde com o objetivo de ter equipes de apoio adicionais às estratégias de vacinação. Uma parceria entre o Programa Regional de Imunizações – Região Norte/ES com a Universidade Federal do Espírito Santo campus São Mateus, nasceu o Projeto Imuniza Norte com o desejo de ampliar a capacidade de vacinação, compor a mão de obra dos municípios e garantir a qualidade das vacinas e as boas práticas de vacinação segura.

Material e Método

A Região Norte de Saúde do Espírito Santo (ES), é composta por 14 municípios com população total estimada de 450 mil habitantes. Trata-se de um projeto de intervenção, que é executado em quatro etapas, etapa I: oficinas de formação dos acadêmicos, etapa II: acompanhamento profissional do enfermeiro nas salas de vacina dos municípios do Norte e na coordenação regional, etapa III: prestação de serviço em vacinação à população e etapa IV: contribuir com estudos científicos a respeito do tema.

Resultados

O projeto desenvolve ações permanentes e contínuas de imunização, com o planejamento das ações de imunizações no âmbito regional; equipes volantes para vacinação (escolas, presídios, comunidades); visita técnica aos municípios com supervisão e formação em loco das equipes; oficinas de educação permanente em saúde das equipes sobre imunização; ações de apoio a gestão de imunização para os municípios da região Norte; monitoramento e avaliação dos dados de imunização da região Norte; distribuição de imunobiológicos para os municípios da região Norte.

Discussão e Conclusões

Com a vacinação em destaque, a educação permanente em saúde constitui estratégia fundamental. Há necessidade, entretanto, de descentralizar e disseminar capacidade pedagógica por dentro do setor, isto é, entre seus trabalhadores, entre os gestores, serviços e sistemas de saúde. Esta ação nos permite constituir o Sistema Único de Saúde verdadeiramente como uma rede-escola. Contudo, espera-se contribuir no aperfeiçoamento do conhecimento e prática dos profissionais de saúde acerca da imunização; cooperar ativamente no apoio aos municípios de acordo com suas demandas; e contribuir para formação profissional dos discentes de graduação de Enfermagem proporcionando um conhecimento abrangente na área de imunização.

Palavras Chave

IMUNOBIOLÓGICOS, VACINAÇÃO, EDUCAÇÃO PERMANENTE.

Área

Imunizações

Instituições

Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo / Programa Estadual de Imunização / Programa Regional de Imunização / Universidade Federal do Espírito Santo - Espírito Santo - Brasil

Autores

VERÔNICA CONSOLAÇÃO PEREIRA TOMAZ, LENIZE PEREIRA SILVARES, HELETICIA SCABELO GALAVOTE, RAFAELA LOYOLA BINDELI