Dados do Trabalho


Título

O IMPACTO SOCIAL E ACADEMICO DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇAO DE UMA SALA DE VACINAS ABERTA A COMUNIDADE EM UMA FACULDADE DE ENFERMAGEM NA REGIAO CENTRAL DO BRASIL

Introdução

A vacinação como medida de prevenção salva milhões de vidas e, historicamente, é considerada um avanço na saúde pública (OMS, 2021). As estratégias e esforços para manter altos índices de cobertura vacinal podem ser ampliados, melhorando o acesso aos serviços e aumentando as oportunidades de vacinação (HILL et al, 2019). Este trabalho se destaca pelo pioneirismo da implementação de uma sala de vacinas aberta à comunidade em uma faculdade de enfermagem e o impacto desse serviço na sociedade e na formação do enfermeiro.

Material e Método

Trata-se de um estudo descritivo, na modalidade relato de experiência, que explora os dados do projeto de extensão “VACINA+SAÚDE”, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG), que pretende ampliar o acesso da comunidade à vacinação e formar profissionais com maior competência para atuar no PNI. Os dados sobre doses administradas foram coletados dos relatórios mensais de doses aplicadas.

Resultados

Em novembro de 2021, a sala de vacinas da FEN/UFG foi inaugurada em parceria com a Secretária Municipal de Saúde (SMS). Nos primeiros meses de funcionamento (novembro/2021 – junho/2022) foram administradas mais de 22 mil doses de vacinas em adolescentes, adultos e idosos. A maior demanda ocorreu nos meses de dezembro/2021 e janeiro/2022, com mais de 9 mil doses aplicadas, das quais cerca de 7 mil doses foram de vacinas contra COVID-19. Além disso, a sala de vacinas tem sido um espaço de aprendizado para estudantes de graduação e pós-graduação.

Discussão e Conclusões

Atualmente, a sala oferta vacinas das campanhas contra COVID-19, influenza e sarampo, com atendimento humanizado e sistematizado para a comunidade. Com a pandemia da COVID-19, aumentar o acesso da população a um serviço de vacinação humanizado e de qualidade possibilitou o aumento da cobertura vacinal, contribuindo para a redução de casos graves da doença. A iniciativa também contempla as vacinas: Tríplice Viral e Influenza, favorecendo a cobertura vacinal desses imunizantes. Ademais, nesse espaço, os estudantes de enfermagem têm um serviço de saúde dentro da universidade que promove da aproximação do conhecimento teórico com a realidade prática, formando profissionais de excelência capacitados para o cuidado integral à população.

Palavras Chave

Vacinação, Acesso aos Serviços de Saúde, Cuidados de Enfermagem, Educação em Enfermagem.

Área

Imunizações

Instituições

Universidade Federal de Goiás - Goiás - Brasil

Autores

LIDIANE SILVA XAVIER, JULIANA OLIVEIRA ROQUE LIMA, CLACI FÁTIMA WEIRICH ROSSO, KATIANE MARTINS MENDONÇA, ANNA BEATRIZ COELHO FABRIZZI , JESSICA OLIVEIRA MONTEBELLO , GIULIA PEREIRA SANTANA PRADO REIS, BEATRIZ SOUZA LIMA