Dados do Trabalho


Título

ADESAO A VACINAÇAO DE COVID-19 ENTRE JOVENS VIVENDO COM O HIV/AIDS

Introdução

Desde os primeiros meses da pandemia houve a preocupação de que pessoas com algum tipo de imunossupressão, entre eles os que vivem com HIV/aids (PVHA), tivessem maior risco de aquisição do SARS-CoV-2 e de apresentarem manifestações graves. A identificação de indivíduos não vacinados tem especial significado principalmente nos grupos com maior potencial de gravidade ou de complicações da COVID-19.

Material e Método

Estudo retrospectivo, com consulta da vacinação contra covid 19 baseado no registro das doses no sistema VaciVida, um sistema on-line de registro nominal da aplicação das doses da vacina contra a Covid-19, de jovens acompanhados no Centro de Atendimento da Disciplina de Infectologia Pediátrica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (CEADIPe - EPM - UNIFESP).Foram incluídos no estudo pacientes infectados pelo HIV, que iniciaram acompanhamento nesta instituição antes de dezembro de 2019, com idade entre 5 e 30 anos. Estudo submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da instituição.

Resultados

De 119 pacientes avaliados, 106 (89,7%) receberam esquema básico completo com 2 doses de vacina contra a Covid 19 (37 pacientes apenas esquema básico com duas doses, 63 pacientes com esquema básico mais uma dose adicional e 6 pacientes com esquema básico mais 2 doses adicionais.
Dos 37 pacientes que receberam apenas o esquema básico de 2 doses (34,9%), 16 receberam Pfizer/BioNTech; 11 Sinovac/CoronavaC; 7 Fiocruz/AstraZeneca e 3 pacientes a primeira dose de Fiocruz/AstraZeneca e a segunda de Pfizer/BioNTech. Nesse grupo o intervalo entre as doses foi de 88 dias em média.
Sessenta e três pacientes (59,4%) receberam a 3ª dose adicional (42 receberam Pfizer/BioNTech; 4 receberam Sinovac-CoronavaC; 3 Fiocruz/AstraZeneca e 14 Jansen). Neste grupo o intervalo entre as doses foi de 122 dias em média.
Seis pacientes (5,7%) receberam a 4ª dose adicional, sendo 4 Pfizer/BioNTech e 2 Jansen, com intervalo médio de 122,6 dias entre a terceira e quarta dose.

Discussão e Conclusões

A população brasileira apresentou, como um todo, uma boa adesão ao esquema básico de vacinação de COVID-19 (79% em 16/6/2022). O grupo de jovens vivendo com o HIV avaliado neste estudo, com indicação prioritária para vacinação de COVID-19, apresentou adesão ainda maior no mesmo período (89,7%), o que ressalta a importância das ações programáticas de atenção dessa população em tempos de pandemia.

Palavras Chave

HIV, covid-19, vacina

Área

Imunizações

Instituições

Escola Paulista de Medicina - São Paulo - Brasil

Autores

FABIANA BONONI DO CARMO, DAISY MARIA MACHADO, ERICA REGINA CRUZ PAULINO, AÍDA DE FÁTIMA THOMÉ BARBOSA GOUVEA, MARIA APARECIDA GADIANI FERRARINI, ANA ISABEL MELO MONTEIRO, KELLY CUNEGUNDES, REGINA CÉLIA MENEZES SUCCI