Dados do Trabalho


Título

VALIDAÇAO DE CONTEUDO E APARENCIA DE PROTOCOLO GRAFICO PARA A ORGANIZAÇAO DO PROCESSO DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS ATUANTES EM VACINAÇAO INFANTIL

Introdução

As vacinas foram responsáveis por um incremento de 30 anos na expectativa de vida da população. Porém, a ampliação do número de vacinas disponíveis e de coberturas vacinais geraram um aumento da incidência dos Erros de Imunização, que podem ser causados por manuseio, prescrições e/ou administrações inadequadas. O presente estudo teve como objetivo validar um protocolo gráfico para a organização do processo de trabalho dos profissionais atuantes em vacinação infantil.

Material e Método

Trata-se de uma pesquisa metodológica, abordagem quantitativa voltada para a validação de conteúdo e aparência do protocolo gráfico, utilizando-se o referencial da psicometria de Pasquali. Tanto o conteúdo como a aparência do algoritmo foram validados a partir dos 12 critérios indicados por Pasquali et al. Os juízes foram selecionados por intencionalidade sendo os tutores selecionados através do projeto ImunizaSUS, curso de aperfeiçoamento de profissionais, ofertado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Utilizou-se os critérios de Fehring, com pontuação mínima de cinco pontos. O processo de validação se deu a partir de um instrumento de validação construído no formulário via Google Forms e enviado por e-mail. A validação do conteúdo e da aparência se deu de forma única, denominada Delphi I e realizada entre os meses de setembro e outubro de 2021. O estudo obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, parecer n° 4.812.554.

Resultados

O estudo contou com a participação de 13 juízes, sendo 12 (92,31%) do sexo feminino e um (7,31%) masculino, com idade entre 28 anos e 60 anos (média de 41,84 anos), cinco (38,46%) atuavam majoritariamente na assistência, três (23,07%) na docência, e cinco (38,46%) conciliam assistência e docência. Quanto à aproximação com a temática, o tempo médio em que os participantes referiram trabalhar com a temática variou de 01 a 38 anos, contudo, a média foi de 14,83 anos. A validação ocorreu de forma geral. Quanto aos valores obtidos no processo de validação do algoritmo pelos juízes, todos os critérios apontaram níveis de concordância ≥ 0,92% tanto no conteúdo quanto na aparência.

Discussão e Conclusões

As sugestões dos juízes foram avaliadas quanto à permanência e à proposição para melhorias mediante análise de relevância. Após os ajustes sugeridos, conclui-se que o protocolo gráfico construído foi considerado um instrumento adequado de apoio e fortalecimento para o cuidado seguro da Enfermagem na vacinação.

Palavras Chave


enfermagem; segurança do paciente; imunização; vacinação; protocolo clínico; criança; eventos adversos

Área

Imunizações

Instituições

UFRN - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

CLEONICE ANDREA ALVES CAVALCANTE, ERICA RAYANE GALVÃO DE FARIAS, ANTÔNIA DANIELLY MOURA DE SOUZA, DANILO OLIVEIRA DA SILVA, JÉSSICA SELENA FERREIRA MONTEIRO, ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE, EDILMA DE OLIVEIRA COSTA, ROSIMEIRE FONTES QUEIROZ