Dados do Trabalho


Título

CONSTRUÇAO DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRAO DO PROCESSO DE VACINAÇAO PARA UMA SALA DE VACINA DE UM HOSPITAL REGIONAL

Introdução

Dada a importância e necessidade de estabelecer critérios de modo a normatizar a organização e funcionamento de uma sala de imunização, objetivou-se construir, baseado na legislação vigente e nas normas técnicas do programa Nacional de Imunização, protocolos acerca dos aspectos físicos, organizacionais e operacionais para uma sala de imunização a ser implementada em um Hospital Regional, no município de Mossoró, estado do Rio Grande do Norte. O projeto se propôs a elaborar um documento para padronizar a assistência de enfermagem dentro de uma sala de vacina, proporcionar o cuidado seguro e eficaz na administração dos imunobiológicos, e organizar esse serviço através de uma ação coordenada e sustentada em objetivos a serem alcançados.

Material e Método

Estudo metodológico com abordagem quantitativa de tratamento e análise de dados focado no desenvolvimento e aperfeiçoamento de 21 Procedimentos Operacionais Padrão (POP) do processo de vacinação a partir das seguintes etapas: 1) Procedimentos teóricos, por meio de uma revisão de literatura técnica para identificar e mapear as evidências sobre os conhecimentos, atitudes e práticas em saúde que subsidiaram a elaboração do conteúdo; 2) Procedimentos empíricos, com a construção e estruturação dos POP; 3) Validação do conteúdo na etapa Delphi que ocorreu via Google Forms com juízes especialistas na área de imunização para obtenção de consenso. O estudo está de acordo com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte pelo parecer n° 4.812.554.

Resultados

Foram construídos POP para os principais procedimentos a serem realizados pela equipe de enfermagem na sala de vacina com layout único, padronizado, de fácil compreensão e leitura acessível, culminando em um caderno técnico que irá contribuir na implementação de um cuidado seguro no processo de vacinação. Os POP relacionados à administração do imunobiológico foram organizados consoante a faixa etária dos indivíduos que iriam receber a vacina, variando desde a infância até a terceira idade.

Discussão e Conclusões

A formulação e implantação dos POP beneficiará os profissionais de enfermagem que irão utilizar documentos que permitem uma atuação objetiva, sequencial e sucinta, elaborados a partir da realidade prática na sala de vacinação e, com isso desenvolver as competências e habilidades necessárias à administração segura dos imunobiológicos.

Palavras Chave

ESTUDO METODOLÓGICO; SALA DE VACINA; PROCEDIMENTOS OPERACIONAL PADRÃO; VACINAÇÃO SEGURA

Área

Imunizações

Instituições

UFRN - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

CLEONICE ANDRÉA ALVES CAVALCANTE, ANTÔNIA DANIELLY MOURA DE SOUZA, ERICA RAYANE GALVÃO DE FARIAS, JÉSSICA SELENA FERREIRA MONTEIRO, DANILO OLIVEIRA DA SILVA, ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE, ROSIMEIRE FONTES QUEIROZ, EDILMA DE OLIVEIRA COSTA