Dados do Trabalho


Título

ANALISE LEXICOGRAFICA DO APLICATIVO “EU FISCALIZO” NO CONTEXTO DA COVID-19

Introdução

A expressiva quantidade de desinformação que circula nas redes sociais e outros locais sobre a vacina da COVID-19, além da politização da pandemia, tornam a tarefa de compreensão dos verdadeiros benefícios e riscos da vacinação um desafio monumental à saúde pública. É preciso combater a desinformação através da disseminação de informações precisas sobre a COVID-19 e a importância da vacinação. Lançado em fevereiro de 2020, o aplicativo “Eu fiscalizo” possibilita a avaliação da qualidade dos conteúdos veiculados nos meios de comunicação e entretenimento, onde qualquer pessoa pode denunciar conteúdos e realizar o envio de notificações para identificação de informações falsas. Trata-se de uma ferramenta que possibilita uma participação mais efetiva da sociedade no monitoramento da qualidade do que é exposto nos meios de comunicação. Assim, este trabalho objetiva analisar as informações acerca das vacinas contra a COVID-19 notificadas neste aplicativo

Material e Método

Foi a análise de lexicográfica das notificações produzidas pelos usuários do aplicativo. Após a realização da transcrição das notificações, foram criadas as categorias e análises pelo software Iramuteq para identificação das informações. O período da busca ocorreu no mês de agosto de 2021. Das 167 notificações sobre a Covid-19, 81 eram sobre as vacinas. Procedeu-se a análise estatística do corpus textual utilizando o software livre IRaMuTeq. Foram realizadas análise de similitude, dendrograma da Classificação Hierárquica Descendente (CHD), Análise fatorial de correspondência (AFC) e diagrama de Zipf.

Resultados

As análises produziram três categorias: a primeira, referente a eficácia comprovada da vacinação, que a torna necessária para reduzir o risco de transmissão da doença, além de estudos que discorrem sobre a redução de novas variantes para indivíduos que tomara a segunda dose da vacina; a segunda, relacionada a circulação de fake News sobre a segurança e eficácia de estudos acerca do imunizante produzido pelo Instituto Butantan (Coronavac), além de falsas informações sobre o aumento de número de casos graves e óbitos mesmo após a vacinação; e a terceira, sobre os meios utilizado para a disseminação da notícia (sites, aplicativos), além da importância dos especialistas que reiteram a eficácia das vacinas.

Discussão e Conclusões

É necessário demonstrar confiança de que os benefícios da vacinação superam os riscos. Cada pessoa que aceita a vacina COVID-19 torna-se um defensor da vacinação da forma mais inequívoca possível.

Palavras Chave

IMUNIZANTE, APLICATIVO, COVID-19, FAKE NEWS

Área

Imunizações

Instituições

UFRN - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

Dhyanine Morais de Lima Raimundo MORAIS LIMA , NANETE CAROLINE DA COSTA PRADO CAROLINE COSTA, REBECCA STEFANY DA COSTA SANTOS STEFANY COSTA, ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONÇA OLIVEIRA MENDONÇA, RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA ROSENDO SILVA, Rosimeire Fontes Queiroz FONTES QUEIROZ