Dados do Trabalho


Título

Cartilha educativa para orientação à população sobre vacinas contra a COVID-19

Introdução

As tecnologias da era digital têm exercido um papel fundamental na divulgação de informações sobre a COVID-19, principalmente, em tempos de distanciamento social e quarentena; e têm contribuído para a cooperação humanitária no combate à afecção.¹ Neste cenário, com a aceleração inédita da produção e testagem da eficácia das vacinas, e antes mesmo da aprovação para uso na população, muitas informações falsas passaram a ser veiculadas nos mais diversos meios de comunicação, fomentadas por movimentos anti vacinas e negacionistas da pandemia.² Diante do exposto, o presente estudo motivou-se pela necessidade da criação de ferramentas de educação em saúde pertinentes à pandemia da COVID-19, que viabilize a compreensão e adesão da população às recomendações de prevenção e combate ao novo coronavírus, em especial a vacinação.

Material e Método

Trata-se de um estudo metodológico, operacionalizado em duas etapas, são elas: (1) construção de cartilha educativa e (2) validação de conteúdo por juízes especialistas. A construção da cartilha se deu a partir da reunião das principais informações inerentes à campanha de vacinação contra COVID-19 no Brasil, adequadas para uma linguagem mais simplificada e acessível a toda população, independente do grau de instrução. Na segunda etapa ocorreu a validação do conteúdo da cartilha por especialistas, através da técnica Delphi. Utilizou-se o índice de validade de conteúdo para validação dos itens da cartilha. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos sob o parecer de número 4.908.881.

Resultados

A versão final da cartilha, intitulada “Vacinação contra a COVID-19: o que você precisa saber?”, totalizou 18 páginas compostas por capa; contra capa/ficha catalográfica; introdução abordando como funcionam as vacinas e a importância de se vacinar; quais vacinas estão disponíveis para uso no Brasil; mecanismos de ação, posologia, eficácia, faixa etária autorizada e efeitos adversos de cada vacina; perguntas e respostas que combatem as fake news e por fim, uma lista de referências. Na etapa de validação da cartilha, 19 especialistas aceitaram participar da pesquisa na categoria de juízes de conteúdo.

Discussão e Conclusões

A utilização de materiais embasados na ciência, pertinentes ao tema são fundamentais para promover o empoderamento da sociedade, no avanço da saúde e do combate à pandemia.

Palavras Chave

EDUCAÇÃO EM SAÚDE, IMUNIZAÇÃO, COVID-19.

Área

Imunizações

Instituições

UFRN - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

Isabele Silva dos Santos SILVA SANTOS, RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA ROSENDO SILVA, Rosimeire Fontes de Queiroz. FONTES QUEIROZ