Dados do Trabalho


Título

CENÁRIO DA VACINAÇÃO COVID-19 EM UMA ÁREA DESCENTRALIZADA DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ

Introdução

As vacinas constituem a mais importante estratégia para o controle da pandemia COVID-19. Embora o desenvolvimento de uma vacina COVID-19 segura e eficaz não seja fácil, a fabricação, distribuição e administração, levam a grandes desafios. Dessa forma, vamos conhecer o cenário da vacinação COVID-19 em uma Área Descentralizada de Saúde (ADS) do Estado do Ceará.

Material e Método

A ADS de Limoeiro do Norte é formada por 11 municípios, totalizando, segundo estimativa do IBGE 2021, uma população de 228.965 habitantes. Para obtenção dos dados, utilizamos as informações disponibilizadas em uma planilha de monitoramento diário da vacinação COVID-19, que a Secretária de Saúde do Estado elaborou, sendo a alimentação realizada de forma diária por todos os municípios. Analisou-se o período de 18/01/2021 a 20/06/2022.

Resultados

Entregou-se aos municípios um total de 554.311 doses de vacinas COVID-19, de laboratórios diversos. A meta populacional a ser vacinada foi estimada em 225.107 pessoas, tendo sido aplicadas os seguintes quantitativos de doses: primeira dose (D1) 197.871, segunda dose (D2) 183.469, dose única (D) 5.786, dose adicional (DA) 1.634, dose de reforço (DR) 121.480, dose de segundo reforço (DR2) 9.620. Totalizando 518.296 doses aplicadas, o que corresponde a 93,5% do total de doses distribuídas aos municípios.

Discussão e Conclusões

Um grande volume de doses foi fornecido à população dos municípios da ADS Limoeiro, e com um trabalho incansável de coordenadores e vacinadores, conseguiu-se administrar um percentual considerável dessas doses. Todavia, os números mostram que poderá haver um estoque de 36.015 doses ainda nos municípios. No inicio da campanha de vacinação contra COVID-19, observava-se grande disputa pelas vacinas, porém com a passar dos meses, elas começaram a sobrar nas salas de vacinas, sendo preciso organizar grandes eventos com o objetivo de chamar atenção da população para a vacinação, e realizar busca ativos dos faltosos. Mesmo com o escalonamento de idades para aplicação dos reforços, os números refletem a diminuição da marcha da vacinação. Segue-se com a seguinte reflexão: o número de casos novos e óbitos por COVID-19 reduziram consideravelmente. Isso se deve a quê? A descoberta das vacinas já somam dois séculos, e vem mudando a história da humanidade. A nossa população precisar ter senso de comunidade e responsabilidade coletiva.

Palavras Chave

VACINAS, COVID-19, ADMINISTRAÇÃO

Área

Imunizações

Instituições

SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ - Ceará - Brasil

Autores

CRISTIANNE SOARES CHAVES, EMILIA SOARES CHAVES ROUBERTE, ANA DEBORA ASSIS MOURA, KARINY DA SILVA ARRAIS, SANDRA ROSA SOARES FREIRE, TEREZA CRISTINA CHAVES ROGÉRIO, GULDEMAR GOMES DE LIMA, JEANNE CHAGAS DE SOUSA