Dados do Trabalho


Título

VISAO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ATUANTES NA CAMPANHA DE VACINAÇAO CONTRA A COVID-19 FRENTE AOS ERROS DE IMUNIZAÇAO

Introdução

O deflagramento da pandemia pelo novo Coronavírus em 2020 suscitou o discurso que só uma vacina segura seria hábil para uma retomada das atividades de convívio. Tendo em vista a aprovação do uso emergencial de vacinas contra a COVID-19,o corpo de saúde mundial buscou estratégias para executar a maior campanha de vacinação da história. Após o seu início, popularizou-se o debate sobre os erros de imunização e o papel da equipe de enfermagem frente a eles. A motivação para o estudo deu-se a partir da vivência durante a execução da Campanha de Vacinação e da divulgação do tema nas mídias sociais. Desse modo o trabalho tem como objetivo perceber a visão dos profissionais de enfermagem atuantes na Campanha de Vacinação contra a COVID-19 de uma capital do Nordeste frente aos erros de imunização.

Material e Método

Trata-se de um estudo quantitativo de corte transversal, com coleta de dados realizada entre os meses de Agosto a Setembro de 2021, através de formulário online enviado para enfermeiros e técnicos em enfermagem participantes diretos da vacinação durante a Campanha. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas sob o protocolo CAAE:49582421.7.0000.5011. Foi realizada estatística descritiva.

Resultados

Dos 78 profissionais que concordaram em participar da pesquisa 55,1% são enfermeiros e 43,6% são técnicos em enfermagem, 1,3% não se identificou; 43,6% informam que exercem atividades em vacinação de 0 a 3 anos; 92,3% informam que são capacitados para atuar em sala de vacina. Destes, 6,4% já cometeram erros de imunização, sendo eles: intervalo entre doses não respeitado, administração em paciente com contraindicação e administração indevida de outro imunobiológico. Dos entrevistados, 38,9% acreditam que os erros de imunização ocorrem por falta de atenção/distração. Ainda, segundo os profissionais a educação permanente, maior supervisão do profissional enfermeiro, além da triagem adequada são estratégias para a redução dos erros.

Discussão e Conclusões

Os resultados do estudo corroboram com os achados de Barboza et al, 2022; Araújo, 2016 e Oliveira et al, 2019 quando afirmam que devem ser adotadas estratégias para superar as barreiras para a vacinação segura. A adoção de práticas seguras em vacinação, visando a redução dos erros de imunização, é de importância crucial para a garantia do sucesso e a credibilidade da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 no Brasil.

Palavras Chave

Campanha de vacinação; Enfermagem; Erro de medicação; Imunização; Vacinação.

Área

Imunizações

Instituições

SECRETARIA DE SAÚDE DE MACEIÓ - Alagoas - Brasil

Autores

JÉSSICA SOARES DOS ANJOS BARBOZA, JULLIANA DANIELLE NASCIMENTO DE VERAS , SANDRA MARIA DA SILVA FERREIRA, JOYSE MÁRCIA DA SILVA MARQUES, MÁRIO CÉSAR FERREIRA LIMA JÚNIOR, ALANNA MICHELLA OLIVEIRA DE ALBUQUERQUE DA SILVA