Dados do Trabalho


Título

VACIMOVEL: ESTRATEGIA EXITOSA PARA O AUMENTO DE COBERTURAS VACINAIS

Introdução

Ao observar as baixas coberturas vacinais do município de Betim/Minas Gerais (MG), começou-se a correlacionar fatores que contribuem para isso, dentre eles, a dificuldade de acesso da população aos serviços de saúde, em decorrência de fatores diversos. Em meio à Pandemia de COVID-19, o acesso à vacina se tornou fator determinante. Neste âmbito, visando a continuidade e ampliação das ações propostas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), garantir a imunização ao maior número de usuários através da vacinação extra-muro e atingir as metas de coberturas vacinais pactuadas pelo Ministério da Saúde (MS) para manter a erradicação, eliminação e controle de doenças imunopreveníveis; surge a Unidade Móvel de Vacinação, como uma estratégia pioneira de vacinação na rede pública: o Vacimóvel.

Material e Método

Trata-se de um relato de experiência sobre o projeto de uma Unidade Móvel de Vacinação, desenvolvido em Betim/MG. É um veículo furgão adaptado com uma sala de vacina, em conformidade com as legislações de trânsito e PNI. As etapas foram desenvolvidas a partir da idealização do projeto, verificação da disponibilidade orçamentária, termo de referência e especificações técnicas, cotação, edital, licitação, contrato de garantia, assinatura do contrato, ordem de fornecimento e recebimento do veículo.

Resultados

Entre novembro de 2021 e junho de 2022, registrou-se dados consistentes no que tange à vacinação dinâmica e itinerante. Abrangendo as vacinas contra COVID-19, Hepatite A (vítimas de enchentes), além de Campanhas contra Influenza e Sarampo, o veículo atuou em praças, empresas, eventos e percorreu as regionais de saúde da cidade, contabilizando ao todo, 16.260 doses de vacinas aplicadas. O projeto foi compartilhado e está sendo executado por outros municípios, cumprindo assim sua missão: levar a vacina a quem precisa.

Discussão e Conclusões

A vacinação extra-muro demonstra resultados significativos uma vez que é resolutiva diante das dificuldades existentes perante a imunização: horário de funcionamento que não contempla a classe trabalhadora, dificuldade de deslocamento nas áreas rurais, mães com crianças em idades diferenciadas, dificuldade financeira para transporte até a Unidade Básica de Saúde (UBS). A vacinação constitui uma das principais formas de prevenção a saúde, sendo assim, é necessária a implementação de estratégias que promovam o alcance das coberturas vacinais em consonância com o estabelecido pelo MS. Conduzir a vacina ao ambiente extra-muro representa um instrumento eficaz para essa execução.

Palavras Chave

Cobertura vacinal - Vacimóvel - Vacinação extra-muro

Área

Imunizações

Instituições

Prefeitura Municipal de Betim - Minas Gerais - Brasil

Autores

ADRIANE BRAGA COUTO, GABRIELA OLIVEIRA SOUSA