Dados do Trabalho


Título

MEDIDAS DE RESULTADOS RELATADOS PELO PACIENTE EM GLOMERULOPATIAS PRIMARIAS: SAUDE GLOBAL, ANSIEDADE, DEPRESSAO, FADIGA E DISTURBIOS DO SONO

Introdução

As doenças glomerulares representam cerca de 20% dos casos prevalentes de Doença Renal Crônica no mundo. No ano de 2022 o censo da Sociedade Brasileira de Nefrologia mostrou que as glomerulopatias perfizeram 8% das doenças renais de base que levaram o paciente à necessidade dialítica. As glomerulopatias primárias têm consequências graves e duradouras nos indivíduos afetados e a coleta de Medidas de Resultados Relatados pelo Paciente fornece dados para monitorar o impacto da doença e melhorar o atendimento dos pacientes. O objetivo deste estudo foi avaliar os domínios de Saúde Global (saúde física e mental), ansiedade, depressão, fadiga e distúrbios do sono de pacientes portadores de glomerulopatias primárias em acompanhamento ambulatorial em um hospital universitário de ensino.

Material e Método

Estudo observacional, transversal e analítico. Aplicado um instrumento de Medidas de Resultados Relatados pelo Paciente, o PROMIS® (Patient-Reported Outcomes Measurement Information System), respondido por 46 pacientes portadores de glomerulopatias primárias. Foram avaliados cinco domínios: saúde global (subdividido em saúde física e mental), ansiedade, depressão, fadiga e distúrbios do sono. As pontuações obtidas no instrumento PROMIS foram digitadas em um modelo específico de planilha eletrônica disponível no site do HealthMeasures Scoring Service, que pontua um arquivo Excel de respostas brutas dos participantes e retorna por e-mail um arquivo com T-scores calculados para todas as medidas.

Resultados

Quarenta e seis pacientes participaram do estudo sendo 32 (69,6%) do sexo masculino. A média de idade foi de 38,5 ± 16,4 anos (variando de 18 a 76 anos). A Glomeruloesclerose Segmentar e Focal foi a glomerulopatia com maior prevalência, representando 52,2% dos casos, seguida pela Doença de lesões Mínimas com 26,1%. O instrumento foi administrado entre os meses de agosto de 2021 e janeiro de 2022. Dentre os 46 pacientes a média do T-Score de Saúde Mental foi de 45, Saúde Física de 41, Fadiga de 53, Ansiedade de 58, Depressão de 54 e Distúrbios do Sono de 54.

Discussão e Conclusões

De acordo com os pontos de corte do instrumento utilizado, os pacientes avaliados apresentaram saúde física regular e saúde mental boa. O domínio de fadiga ficou dentro dos limites normais da população de referência enquanto que os domínios de ansiedade, depressão e distúrbios do sono foram classificados como escore leve.

Palavras Chave

Glomerulopatias primarias; Medidas de Resultado Relatadas pelo Paciente; QVRS

Área

Doenças do glomérulo

Instituições

Universidade Federal de Goiás - Goiás - Brasil

Autores

MARCELA OLIVEIRA FARIA BRAGA BORGES, EDNA REGINA SILVA PEREIRA, MARIA ALVES BARBOSA, MARCOS RASSI FERNANDES