Dados do Trabalho
Título
Perfil microbiológico das infecções de corrente sanguínea associadas a cateter venoso central de longa permanência com necessidade de retirada do dispositivo.
Introdução
A infecção de corrente sanguínea (ICS) associada ao cateter venoso central (CVC) é um fator de morbimortalidade importante para os pacientes submetidos à terapia hemodialítica, além disso aumenta os custos relacionados à saúde devido aos gastos com tratamento e, por vezes, necessidade de internação. A identificação dos agentes responsáveis por essas infecções constitui tarefa relevante para elaboração de estratégias de prevenção destes eventos.
Objetivo: Identificar o perfil microbiológico dos pacientes, submetidos à terapia hemodialítica crônica, que apresentaram ICS e necessitaram da retirada do CVC de longa permanência.
Material e Método
Trata-se de um estudo observacional, retrospectivo, que avaliou os pacientes prevalentes em hemodiálise na Unidade de Diálise de um centro universitário no interior de São Paulo. Foram catalogados os agentes associados à ICS, cujo desfecho foi a retirada do CVC de longa permanência.
Resultados
A densidade de incidência de ICS em CVC de longa permanência foi de 0,72 por 1.000 cateter/dia. O perfil microbiológico das 37 culturas referentes à ICS foi muito diverso: sendo 02 (5%) eventos por Burkholderia cepacia, 05 (13%) por Serratia marcenscens, 02 (5%) por Proteus mirabilis, 04 (10%) por Stenotrophomonas maltophilia, 03 (8%) por Staphylococcus epidermidis, 03 (8%) por Staphylococcus haemolyticus, 01 (2%) por Staphylococcus capitis , 01 (2%) por Staphylococcus lugdunensis, 01 (2%) por Staphylococcus aureus, 01 (2%) por Staphylococcus Faecalis, 01 (2%) por Acinetobacter baumanni, 1 (2%) por Klebsiella pneumoniae, 05 (13%) com cultura negativa, 5 (13%) por outros agentes. Destas, 24% evoluíram para retirada do CVC de longa permanência, sendo os agentes associados a estes eventos: Gram negativos.
Discussão e Conclusões
Conclui-se que os principais agentes envolvidos à retirada de CVC de longa permanência são Gram negativos sendo necessária a elaboração de estratégias de prevenção focadas nestes principais agentes.
Palavras Chave
Infecção de corrente sanguínea,cateter venoso central de longa permanência
Área
Multiprofissional: Enfermagem
Instituições
UNESP - São Paulo - Brasil
Autores
ISABEL CRISTINA LOPES DA SILVA, ARIANE PESSOA AMBROSIO, LAUDILENE REBELLO MARINHO, MARCELA LARA MENDES, VIVIANE POLLO PEREIRA GONÇALVES, CAMILA ALBUQUERQUE ALVES, DAYANA BITENCOURT DIAS, DANIELA PONCE