Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DA PANDEMIA EM PACIENTES DIALITICOS NAO ACOMETIDOS POR COVID-19

Introdução

A pandemia teve grande impacto em pacientes renais crônicos em fase dialítica (DRC-5D) ou transplantados acometidos pela Covid-19. Porém o sistema de saúde como um todo foi afetado, o que trouxe consequências para pacientes não afetados pela doença. O objetivo deste estudo foi avaliar a morbi-mortalidade de pacientes com DRC-5D sem Covid-19 internados em tratamento intensivo.

Material e Método

Todos os pacientes que internaram e dialisaram no centro de tratamento intensivo em hospital universitário de referência entre 2020 e 2022 foram avaliados. A partir desse banco de dados, selecionou-se pacientes com DRC-5D sem Covid-19, e foram analisados: dados demográficos, motivo da internação, evolução e desfecho. Comparou-se com pacientes DRC-5D com Covid e também internados em outros períodos.

Resultados

Durante 24 meses de pandemia, 1258 pacientes internaram no CTI e necessitaram de terapia renal substitutiva, sendo 250 com DRC em programa de diálise, 164 destes por motivos não relacionados a Covid-19. A idade média foi de 58,7 (±11.5) anos e 52% eram do sexo masculino. As razões para tratamento em CTI foram: infecção de acesso vascular (17,7%), outras infecções (18,9%), eventos cardiovasculares (15,9%), cirurgia cardíaca ou vascular (11,0%), outras cirurgias (7,3%), complicações não infecciosas de acesso vascular ou da diálise (7,3%), distúrbios metabólicos ou eletrolíticos (7,9%), congestão pulmonar/insuficiência cardíaca (6,7%), outras (7,4%). Quatro quintos desses pacientes eram oriundos de outras unidades de diálise da cidade ou arredores. A letalidade hospitalar foi de 69 %.

Discussão e Conclusões

Discussão: Apesar das restrições ao referenciamento de pacientes para o CTI em função da Covid-19, muitos pacientes graves, com complicações relacionadas ao seu tratamento e ao acesso para diálise sobrecarregaram o sistema, com alta mortalidade.
Conclusão: A pandemia trouxe consequências para os pacientes com DRC em diálise, além da infecção por Covid, as relacionadas as complicações da própria terapia.

Palavras Chave

Covid-19, diálise, acesso vascular, doença renal crônica

Área

Doença renal crônica

Instituições

Universidade federal do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

VERÔNICA VERLEINE HÖRBE ANTUNES, FERNANDO SALDANHA THOMÉ, ANTONIO BALBINOTTO, DIRCEU REIS DA SILVA, GABRIEL SARTORI PACINI, VINICIUS FARIAS MAURÍCIO, FELIPE BRITTES ROTT, CÁSSIA MORSCH, LUÍSA GONÇALVES BARDINI BIRRIEL