Dados do Trabalho


Título

PERFIL DOS PACIENTES DE DIALISE PERITONEAL EM SERVIÇO DE NEFROLOGIA DE REFERENCIA NO ESTADO DE SERGIPE

Introdução

A diálise peritoneal (DP) é uma forma amplamente difundida de terapia renal substitutiva (TRS), sendo considerada opção de escolha para crianças, pacientes que residem distantes dos centros de diálise, pacientes com falência de acesso vascular ou que apresentam condições de risco para hemodiálise.

Material e Método

Estudo retrospectivo, com análise dos prontuários de pacientes em um programa de DP em serviço de referência de Aracaju-SE. O estudo foi realizado em março/2022. Analisou-se: idade, sexo, renda familiar (RF), escolaridade: zero; 1-4 anos; 5 a 9; 10-12 ou > 12 anos, tipo de diálise, taxa de mortalidade e drop-out

Resultados

A amostra foi constituída por 196 participantes, igualmente distribuídos entre sexo masculino (50,2%) e feminino (49,8%). A média de idade foi 56 anos. A maioria possuía condição socioeconômica igual ou menor que a média nacional (67%) e escolaridade inferior a 9 anos de estudo (59%). A maioria da amostra não teve a DP como TRS de primeira escolha, e dos 70 pacientes que iniciaram o tratamento em 2022, 44 (ou 62%) vieram transferidos da hemodiálise por falência de acesso vascular. Entre as modalidades de DP que o serviço oferece, 77% dos indivíduos realizavam Diálise Peritoneal Automatizada e 23% Diálise Peritoneal Ambulatorial Continua. A taxa de mortalidade no ano de 2022 foi de 10,6%, com um drop-out de 2,5% para transplante e 1,5% para hemodiálise.

Discussão e Conclusões

O perfil da clínica pesquisada se definiu como uniforme com relação ao sexo, com renda igual ou menor que a média nacional e escolaridade baixa. Identificou-se ainda que a falta de acesso vascular para a realização da hemodiálise foi a motivação da maioria dos pacientes para escolha da Diálise Peritoneal. A despeito disso, tivemos mortalidade abaixo da média nacional (10,6% versus 22,3% pelo censo da SBN) e drop-out mínimo, possivelmente pela expertise do serviço.

Palavras Chave

perfil sociodemográfico ; Diálise Peritoneal; Insuficiência Renal Crônica

Área

Doença renal crônica

Instituições

DIAVERUM - Sergipe - Brasil

Autores

ANDREIA KUWANO, PRISCILA DE JESUS ASSUNCAO