Dados do Trabalho


Título

ESTIMATIVA DE FILTRAÇAO GLOMERULAR ADMISSIONAL EM IDOSOS QUE EVOLUIRAM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA COM INJURIA RENAL AGUDA E SUA ASSOCIAÇAO COM MORTALIDADE

Introdução

A maioria dos pacientes internados em unidade de terapia intensiva é composta por idosos, condição associada a redução da função renal. Uma das ferramentas para avaliar a filtração glomerular, capaz de predizer risco de Injúria Renal Aguda (IRA), são equações que estimam a filtração glomerular, mas qual a equação mais apropriada para essa população? Objetiva-se analisar clinica e laboratorialmente a estimativa da filtração glomerular em pacientes idosos que desenvolveram IRA, internados em unidade de terapia intensiva (UTI) de hospital terciário, correlacionando ao desfecho diálise e óbito.

Material e Método

Estudo observacional e retrospectivo realizado com pacientes maiores de 60 anos internados em UTI entre janeiro de 2020 e março de 2021. Estudo aprovado por Comitê de Ética local. Diagnóstico da IRA realizados conforme critérios KDIGO (2012).

Resultados

Dos 203 pacientes idosos, 36 evoluíram em algum momento após admissão na UTI com IRA. Principal motivo de exclusão (IRA pré-admissional). Sendo 24 (66,7%) feminino, idade média 71,67 anos ± 8,72 (DP). Apenas 9 (25%) dos doentes foram notificados aos nefrologistas. Realizaram uso de drogas vasoativas 33 (91,7%) dos pacientes. Todos necessitaram de suporte de ventilação mecânica. Entre as estimativas de filtração glomerular usadas na admissão da UTI, 33% dos pacientes possuíam valores de BIS creatinina < 60ml/min/1,73m2, sendo de apenas 18,2% quando usado o CKD-EPI. Diálise ocorreu em 86,1% dos pacientes estudados e mortalidade foi de 88,88%. Na análise multivariada se associou ao aumento de chance de óbito: idade (+1 ano) (OR=1,2 IC95: 1,07-1,50 p: 0,049); não recuperação de IRA (OR=16,20 IC95: 2,38-48,88 p: 0,026); e BIS-creatinina<60 ml/min/1,73m2 (OR=1,19 IC95: 1,07-4,79 p: 0,048).

Discussão e Conclusões

Para Swedko et al (2003), pacientes idosos podem possuir algum grau de doença renal crônica mascarada por valores “normais” de creatinina sérica e falsamente enquadrados com função renal normal. De acordo com Beridze et al (2023), a BIS-Creatinina apresenta melhor performance em predizer mortalidade. Conclui-se que em pacientes idosos com mais de 60 anos internados em UTI, que desenvolveram IRA durante a internação, a estimativa de filtração glomerular pela BIS-Creatinina se associou a maior risco mortalidade quando pacientes eram admitidos com valores < 60 ml/min, diferente do apresentado pelo CKD-EPI. Estudo demonstrou também elevada necessidade de diálise, bem como mortalidade entre os pacientes avaliados.

Palavras Chave

Idosos. TFG. Injúria Renal Aguda.

Área

Injúria renal aguda

Instituições

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI - Piauí - Brasil

Autores

ISABELLA MELO SOARES, MARIA CLARA LOPES TEIXEIRA, KÉZIA FRANÇA DE JESUS, LUDMILA CARVALHO DE ARAÚJO, LUÍS FELIPE SODRÉ CAMPELO, LETÍCIA DA SILVA ANDRADE , GINIVALDO VICTOR RIBEIRO DO NASCIMENTO