Dados do Trabalho


Título

ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR E EQUIPE DE CUIDADOS PARA PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRONICA

Introdução

A Doença renal crônica possui uma relação íntima com diversas outras enfermidades, como é o caso da diabetes mellitus, lúpus eritematoso sistêmico, obstrução urinária e as doenças cardiovasculares. Por essa razão, ao se tratar de complicações renais, é de extrema importância salientar a necessidade de discutirmos acerca de um time multidisciplinar e uma equipe de apoio bem estruturada para o tratamento adequado do paciente. Uma equipe contendo médicos, nutricionistas, farmacologistas e profissionais da área de atividade física são exemplos que devem ser incluídos no time de apoio desses pacientes.

Material e Método

O estudo representa uma análise sistemática da literatura que teve como pergunta norteadora: "Qual a importância de uma abordagem integral e uma equipe de cuidados ampla para pacientes com doença renal crônica? ". Nesse trabalho, foram incluídos estudos em inglês, espanhol e português dos últimos 10 anos. Não foram inclusos na pesquisa estudos que não respondiam ao objetivo do trabalho e não apresentavam o texto completo. Sendo que para a pesquisa bibliográfica foram utilizadas as plataformas PubMed, Research Gate, Elsevier, World Science e Google Acadêmico, com os seguintes descritores: Nefropatia, tratamento, interdisciplinar, crônica, multidisciplinar, junto aos operadores booleanos AND e OR.

Resultados

O tratamento interdisciplinar para pacientes com doença renal crônica tem demonstrado resultados positivos. Essa abordagem integrada visa não apenas o controle da doença, mas também o manejo de comorbidades e complicações associadas. Estudos têm mostrado que pacientes submetidos a essa forma de cuidado experimentam melhorias clínicas nos sintomas da doença renal crônica. Além disso, a implementação de sistemas de saúde integrados, como exemplificado na Holanda, tem resultado em uma melhora significativa na qualidade de vida dos indivíduos afetados pela nefropatia. Esses resultados destacam a importância de um tratamento interdisciplinar para otimizar os resultados e proporcionar um cuidado abrangente aos pacientes com doença renal crônica.

Discussão e Conclusões

Sendo assim, o tratamento interdisciplinar deve ser cada vez mais difundido entre os profissionais da saúde para que os portadores de enfermidades renais crônicas possam ter uma melhoria dos sintomas e , consequentemente, um estilo de vida mais saudável. Com isso, o Brasil conseguirá atingir um sistema de saúde ainda mais completo e eficaz, fazendo jus à integralidade, proposta como um dos princípios do SUS (Sistema Único de Saúde).

Palavras Chave

Doença renal crônica; Equipe multidisciplinar; Equipe de apoio; Tratamento interdisciplinar; Melhorias clínicas; Nefropatia; Cuidado integrado; Qualidade de vida; Sistema de saúde.

Área

Doença renal crônica

Instituições

CESUPA - Pará - Brasil

Autores

JOSÉ ALBERTO SALVADOR VIEIRA