Dados do Trabalho
Título
CRISE RENAL ESCLERODERMICA ASSOCIADA A GN NECROSANTE COM CRESCENTE: RELATO DE CASO.
Relato do Caso
Introdução: A crise renal esclerodérmica é uma condição caracterizada pelo início súbito de hipertensão arterial, encefalopatia hipertensiva, insuficiência renal aguda e, em quase todos os casos, um sedimento urinário normal. O objetivo deste relato de caso é ilustrar as alterações características da glomerulonefrite necrosante com crescentes associada à crise renal esclerodérmica.
Matérial/Métodos: Revisão de prontuário;
Relato:Uma paciente com 51 anos de idade, foi diagnosticada com esclerose sistêmica em 2019. Em janeiro de 2023,procurou atendimento médico devido a urina espumosa, e exames revelaram disfunção renal (CR 0,9 > 3,2), hipertensão moderada, além de evidências de proteinúria e hematúria no sumário. Uma análise de proteinúria de 24 horas mostrou uma excreção de 3,2 gramas, com níveis normais de albumina e triglicerídeos. No exame físico, não foi observado edema. As sorologias realizadas foram negativas, e o teste de fator antinuclear (FAN) 1:640. Iniciou-se o tratamento com IECA em doses baixas, obtendo-se uma resposta favorável. No entanto, persistiu a presença de proteinúria e hematúria significativas. Diante dessa situação, optou-se por realizar uma biópsia renal, cujo resultado revelou glomerulonefrite proliferativa com presença de crescentes e obstrução dos vasos renais, sugerindo atividade do lúpus eritematoso sistêmico (LES). Além disso, observou-se um padrão de inflamação escasso em imunocomplexos. Posteriormente, foram identificados resultados reagentes P-ANCA e Anti-DNA, C3 e C4 normais. Com base nesses achados, indicou-se a realização de pulsoterapia, acreditando-se tratar de uma crise renal com glomerulonefrite necrosante com padrão crescente.
Discussão/ Conclusão:A associação entre a nefrite lúpica (NL), vasculite e a ocorrência simultânea da crise renal esclerodérmica representa um desafio clínico de importância significativa. A vasculite é uma complicação relativamente frequente no lúpus eritematoso sistêmico (LES), no entanto, a coexistência com a crise renal esclerodérmica é uma condição rara e pode estar associada a um prognóstico desfavorável. Além disso, a glomerulonefrite necrosante com padrão crescente apresenta características de um processo imunológico escasso em imunocomplexos e testes de anticorpos anticitoplasma de neutrófilos (ANCA) reagentes, o que pode dificultar o diagnóstico adequado.
Palavras Chave
Crise renal esclerodérmica; LES; vasculite; P-ANCA; relato de caso; ANCA; Glomerulonefrite;
Área
Doenças do glomérulo
Instituições
HUPES - Bahia - Brasil
Autores
JUNO DAMACENA BARBOSA, DANIELLE DARRIEUX SARZEDA, RUMY KATAYOSE ALMEIDA