Dados do Trabalho


Título

RELAÇAO DA DIURESE RESIDUAL E TEMPO DE TRATAMENTO DE HEMODIALISE EM PACIENTES DE UMA UNIDADE DE SANTA CATARINA.

Introdução

Introdução: Estudos têm demonstrado que a função renal residual influencia a mortalidade, morbidade, e qualidade de vida dos pacientes submetidos ao tratamento de hemodiálise convencional. Quanto maior o tempo de preservação da função renal residual, maior a sobrevida do paciente. Objetivo: Avaliar e comparar as principais características demográficas e bioquímicas de pacientes em hemodiálise em relação a diurese residual e tempo de tratamento de pacientes submetidos a sessões de hemodiálise convencional.

Material e Método

Estudo observacional, retrospectivo, onde foram incluídos todos os pacientes que hemodialisam em uma clínica de diálise de Balneário Camboriú-SC. Foram coletados, de prontuário eletrônico, os dados demográficos (gênero, idade, e tempo de tratamento) do mês de maio de 2023. Para mensurar diurese, foi perguntado ao paciente sobre a presença ou não de diurese, em casos que a resposta era positiva foi solicitado que o mesmo quantificasse durante 24 horas. Os dados foram analisados no programo estatístico SPSS.

Resultados

Foram incluídos nesse trabalho 212 pacientes (63% homens; idade 57 (41-66) anos; 56% com diabetes; tempo em hemodiálise médio de 38 ±16 meses). A média de diurese dos pacientes analisados foi de 970 ± 825 mL/dia. Para comparação das variáveis, os pacientes foram divididos conforme presença ou não de diurese. Os pacientes que afirmaram ter diurese (>200 mL por dia) eram os que estavam há menos tempo em diálise (24 ± 29 versus 77 ± 61 meses, p<0,01, respectivamente) e também apresentaram uma correlação negativa entre quantidade de diurese e tempo em hemodiálise (P=0,018). O percentual de pacientes com diurese residual foi de 73% e pacientes sem presença de diurese residual 27%.

Discussão e Conclusões

O estudo realizado mostrou que pacientes com menos ou nada de diurese residual estavam há mais tempo em tratamento de hemodiálise.

Palavras Chave

Diurese residual, tempo de tratamento

Área

Doença renal crônica

Instituições

Fundação Pró Rim - Santa Catarina - Brasil

Autores

SILVIA SIMONI CIPRIANI , ANNIE CAROLINA DOTTO, TATIANA STELA KRUGER, JYANA GOMES MORAIS