Dados do Trabalho


Título

DIALISE PERITONEAL: COMPARAÇAO DOS DESFECHOS EM 30 E 180 DIAS DE ACORDO A MODALIDADE DE INICIO - URGENTE X PRECOCE X PLANEJADA

Introdução

A indicação de início urgente da diálise peritoneal (DP-IU) em pacientes com doença renal estágio 5 baseia-se na presença de sinais e sintomas que indicam a diálise e ausência de preparo do paciente para o início da DP. Estudos demonstram que a DP-IU tem desfechos semelhantes quando comparado com início planejado (DP-plan). Nosso objetivo foi avaliar se a modalidade de início da DP (urgente x precoce (DP-Pre) x planejado) interfere nos desfechos dos pacientes em 30 e 180 dias e na sobrevida da técnica ao longo de 6 meses.

Material e Método

Estudo retrospectivo em pacientes adultos incidentes em DP (outubro/2016 e julho/2022). Grupos 1) DP-IU: pacientes incidentes que iniciaram a terapia com alguma indicação de urgência e até 3 dias após o implante do cateter de Tenckhoff. 2) DP-Pre: pacientes que iniciaram a DP entre 3-14 dias após implante. 3) DP-plan: pacientes que iniciaram terapia após o período de break-in do cateter (>15 dias). As complicações e internações por todas as causas foram comparadas 30 e 180 dias após o início da DP. A sobrevida da técnica durante os primeiros 180 dias em DP foi avaliada por teste de sobrevida de Kaplan-Meier.

Resultados

No período, 376 pacientes iniciaram DP, sendo 315 pacientes analisados (excluídos prevalentes em HD). A média de idade foi de 57,7±15,6 anos, o sexo masculino (55,6%) e raça branca (90%) os mais prevalentes. A etiologia mais comum para DRC foi diabetes (41%). Considerando o início da DP, 118(37,5%) pacientes iniciaram na urgência, 139 (44,1%) iniciaram precocemente e 58 (18,4%) de forma planejada. Seldinger modificada foi a principal técnica de implante do cateter de Tenckhoff (169 pacientes (54%)). As complicações mais comuns em 30 dias foram as mecânicas, como extravasamento, mais incidente no grupo DP-Pre (p<0,001) e migração da ponta do cateter, com incidência maior no grupo DP-IU (p=0,04). A taxa internação em 30 dias e 180 dias em DP não diferiu entre os grupos. A sobrevida da técnica em 180 dias foi semelhante (US-PD 85,6%, ES-PD 81,2% e Plan-PD 89,7% - log -rank p=0,29). Óbito e transferência para HD foram as causas mais comuns de saída negativa da técnica, principalmente nos grupos DP-IU (óbito 10(8,5%)) e DP-Pre (HD 17 (12,2%)).

Discussão e Conclusões

Detectamos uma maior incidência de complicações mecânicas nos primeiros 30 dias nos grupos urgente e precoce. Após 180 dias em terapia, as complicações, internações e sobrevida da técnica foram semelhantes, sendo as causas principais de saída da técnica o óbito e transferência para hemodiálise.

Palavras Chave

Diálise peritoneal, Início urgente, início precoce, início planejado, desfechos.

Área

Doença renal crônica

Instituições

Fundação Pró-rim - Santa Catarina - Brasil

Autores

GABRIELA SEVIGNANI, CAMILA TOSIN, GIOVANNA CYRILLO BAGIO, GUSTAVO HENRIQUE SUMNIENSKI BERTOLDI, MARCELO MAZZA, VIVIANE CALICE-SILVA