Dados do Trabalho


Título

TOMOGRAFIA POR EMISSAO DE POSITRONS COM F-FLUORODEXOGLICOSE18 COMO POSSIVEL TESTE DIAGNOSTICO PARA NEFRITE INTERSTICIAL AGUDA DOS INIBIDORES DO CHECKPOINT IMUNE: RELATO DE CASO

Relato do Caso

A Nefrite intersticial aguda (NIA) secundária aos inibidores do checkpoint imune (ICPI) é um importante desafio na prática clínica. Seu diagnóstico pode ser provável (após revisado os fatores de risco: terapia combinada, uso de inibidores de bomba de prótons - IBP, doença renal crônica – DRC, outros eventos adversos prévios - EA) e definitivo por biópsia renal. Neste relato de caso, nós avaliamos o aumento da captação na tomografia por emissão de pósitrons com F-fluorodexoglicose18 (PET TC com 18F-FDG) em paciente com injúria renal aguda (IRA) em uso de imunoterapia.
Paciente masculino, 77 anos, hipertenso, com diagnóstico de carcinoma de células renais bilateral em jul 2022 e trombose veia renal direita, já com DRC creatinina basal (Cr)= 1.9mg/dL. No estadiamento inicial tinha PET TC com 18F-FDG = lesões múltiplas em rim direito (capitação 5.3) com invasão da veia cava inferior, e lesões múltiplas em rim esquerdo (captação 3.2). Foi submetido a embolização bilateral das tumorações e iniciado tratamento combinado com pembrolizumabe e axitinibe em set de 2022. PET TC com 18F-FDG para controle de doença dez 2022= evidenciando menor capitação nos rins (direito 4.2 e esquerdo 3.0), mas com captação nova em arcos costais. Paciente evoluiu em jan de 2023 com hepatite autoimune, e em fevereiro encaminhado para nefrologia por IRA. Os exames evidenciaram: creatinina = 4.4mg/dL, Na 134mmol/L, K=3.4mmol/L, eos 20L, linf= 380L, alb=3.4g/dL, PCR=0,5mg/dL, Urina 1= prot 0.25, prot/cr= 0.55g/L, auto anticorpos negativos, VHS 21mm. Exame de imagem: PET TC com18F-FDG = áreas focais no parênquima renal bilateral, em maior número no rim direito (captação 9.8), estável a esquerda, e sem capitação em arco costal. Foi iniciado corticóide, evoluindo com melhora. Após retirada do corticoide, paciente reinterna com Cr 3.5mg/dL, sendo indicado biopsia renal = NIA linfocítica multifocal. Reiniciado corticóide associado ao micofenolato mofetil,. Paciente evolui com recuperação da função renal (Cr=1.7mg/dL) e PET TC com 18F-FDG = ausência de atividade metabólica.
O caso relata NIA secundária aos ICPI que teve inicialmente seu diagnostico provável pelos fatores de risco (DRC, terapia combinada, outros EA concorrentes) e aumento da captação do rim no PET TC com 18F-FDG. Sendo o diagnóstico definitivo por biópsia. A ausência de capitação no exame de controle pós recuperação renal fortalece este exame como possível ferramenta não invasiva para diagnóstico de NIA nesta população.

Palavras Chave

nefrite intersticial aguda. Inibidores checkpoint imune, PET TC com 18F-FDG, injuria renal aguda

Área

Injúria renal aguda

Instituições

AC camargo cancer center - São Paulo - Brasil

Autores

GERMANA ALVES DE BRITO, EDUARDO NOBREGA PEREIRA LIMA, ALMIR GLAVAO VIEIRA BITERNCOURT, DANIEL GARCIA, BENEDITO JORGE PEREIRA