Dados do Trabalho


Título

PREVALENCIA DE SARCOPENIA EM PACIENTES SOB HEMODIALISE: DADOS PRELIMINARES DO ESTUDO SARC-HD NO ESTADO DE SAO PAULO

Introdução

A sarcopenia é reconhecida como um distúrbio musculoesquelético caracterizado pela perda de função física e massa muscular. Apesar do interesse e reconhecimento clínico da sarcopenia nos últimos anos, dados epidemiológicos sobre sua prevalência em larga escala na população em hemodiálise (HD) são escassos. Portanto, o objetivo do presente estudo foi investigar a prevalência de sarcopenia de forma multicêntrica no estado de São Paulo.

Material e Método

Estudo transversal e multicêntrico que incluiu três unidades de diálise no estado de São Paulo, Brasil. Incluiu-se pacientes adultos em HD por ≥3 meses. A força muscular foi avaliada pela força de preensão manual, a massa muscular pela circunferência da panturrilha e o desempenho físico pela velocidade de caminhada. A sarcopenia foi definida de acordo com o revisado European Working Group on Sarcopenia in Older People como provável sarcopenia (baixa força muscular), sarcopenia confirmada (baixa força muscular + baixa massa muscular) e sarcopenia grave (baixa força muscular + baixa massa muscular + baixo desempenho físico). Comparamos a prevalência de sarcopenia entre os sexos e entre adultos (< 60 anos) e idosos (≥ 60 anos) por meio do teste de Qui-quadrado.

Resultados

Foram incluídos 142 pacientes (59 [IQ: 45–67] anos, 61% homens, 39% diabéticos e 74% em HD convencional). A prevalência de provável sarcopenia foi 18,3% (n=26), de sarcopenia confirmada 11,9% (n=17) e de sarcopenia grave 3,5% (n=5)). Não houve diferença significativa na prevalência entre os sexos masculino e feminino. Em comparação aos mais jovens, os pacientes idosos apresentaram uma maior prevalência de provável sarcopenia (50 vs. 18,9%; p<0,001), sarcopenia (26,5 vs. 5,4%; p<0,001) e sarcopenia grave (100 vs. 0%; p=0,023).

Discussão e Conclusões

Os achados do estudo apontam para uma maior prevalência de baixa força muscular (provável sarcopenia). A prevalência de sarcopenia e seus estágios foi maior entre idosos, evidenciando o envelhecimento como fator de risco para essa condição. Isso pode ser explicado pela associação do envelhecimento a reduções na quantidade, qualidade e função muscular, bem como por menores índices de atividade física e maior expressão de proteínas associadas às vias catabólicas. Portanto, concluímos que a prevalência de sarcopenia e seus estágios no estado de São Paulo foi maior entre os pacientes idosos, todavia, não houve diferenças entre os sexos. A manifestação primária da sarcopenia - baixa força muscular - apresentou a maior prevalência.

Palavras Chave

sarcopenia; hemodiálise; nutrição; força muscular

Área

Multiprofissional: Nutrição

Instituições

Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

BARBARA PEREZ VOGT, MARYANNE ZILLI CANEDO DA SILVA, DÁRIO ROSA MONDINI, FABIANA LOURENÇO COSTA, LUIZ ANTÔNIO RODRIGUES MEDINA, TABATA MARINDA DA SILVA, PAULA TORRES PRESTI, MARVERY PETERSON DUARTE, HEITOR SIQUEIRA RIBEIRO