Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DOS ACHADOS TÚBULO-INTERSTICIAIS E DO COMPARTIMENTO VASCULAR NA GLOMERULONEFRITE PAUCI IMUNE
Introdução
A classificação histológica atual da Glomerulonefrite pauci imune é baseada e prognosticada exclusivamente nos achados glomerulares. O objetivo deste estudo é demonstrar os tipo e graus de acometimentos túbulo-interticiais e vasculares em pacientes com biópsia renal com glomerulonefrite pauci imune.
Material e Método
Trata-se de um estudo retrospectivo realizado no período de 2012 a 2018 em centro único com paciente com biópsia renal com diagnóstico histológico de glomerulonefrite pauci imune, definido pela presença de crescentes com imunofluorescência negativa ou uma cruz de intensidade de qualquer componente imune ou do complemento.
Resultados
Foram avaliados nesse período 32 pacientes, com mediana de idade de 61 (48,25-69,75) anos, com homens correspondendo somente com 3,1% da amostra e com creatinina sérica inicial de 3,23 (2,27-4,56) mg/dl. Os achados de histologia no compartimento túbulo-intersticial foram de fibrose ocorrendo em ≤ 25% do tecido em 17 pacientes (53,1%), entre 26 a 49% em 10 (31,2%) e em ≥50% em 5 pacientes (15,6%). A mediana de creatinina final após 4 anos de seguimento foi de 2,98 (1,54-4,23) mg/dl e não houve correlação do grau de fibrose ao diagnóstico com a cratinina ao final do seguimento. O acometimento arterial ocorreu em 23 pacientes (71,8%), sem a fibrose de íntima a alteração mais frequente ocorrendo em 11 pacientes (34,3%), seguida da microangiopatia trombótica em 4 (12,5%), fibrose de íntima associada a hipertrofia de tunica em 3 (9,37%) e outras alterações em 5 pacientes.
Discussão e Conclusões
Os achados com alterações túbulo-intersticias são frequentes nas glomerulonefrites pauci imunes e assim como a Nefropatia da IgA e Nefrite Lúpica, deveriam ser colocados numa classificação mais ampla.
Palavras Chave
glomerulonefrite pauci imune
Área
Doenças do glomérulo
Instituições
HCFMUSP - São Paulo - Brasil
Autores
NATHALLY BASTON, LECTICIA BARBOSA JORGE, CRISTIANE BITENCOURT DIAS