Dados do Trabalho


Título

HEMATURIA EM PACIENTES JOVENS: DESAFIOS DIAGNOSTICOS

Relato do Caso

Introdução: Hematúria macroscópica é um sintoma relativamente frequente em pacientes jovens. Etiologias urológicas, como cistite e litíase, e renais, como glomerulopatias, são as causas mais comuns. Síndrome de nutcracker e hemangioma renal são causas raras de hematúria macroscópica persistente que devem ser lembradas quando as etiologias mais comuns forem descartadas. Objetivamos relatar um caso de cada, a fim de ilustrar os desafios diagnósticos.
Materiais e Métodos: Relato de dois casos de pacientes atendidos em serviço hospitalar terciário.
Relato dos casos: Mulher, 18 anos, com queixa de hematúria macroscópica há 01 dia. Ultrassonografia de rins e vias urinárias normal e exame de urina com hematúria e leucocitúria. Tratada empiricamente com antibiótico para ITU sem melhora. No nosso serviço, o exame de urina demonstrou 25.000.000 de hemácias/mL, 30.000 leucócitos/mL e proteínas ++. Proteinúria 0,5g/24h. Ureterocistoscopia rígida identificou bexiga normal e urina hematúrica unilateral proveniente do ureter esquerdo. Pensando em síndrome de nutcracker, realizamos angioressonância de vasos renais, que mostrou pinçamento da veia renal esquerda. A paciente recebeu alta com orientação de ganho ponderal. Retornou em consulta ambulatorial com resolução espontânea da hematúria após ganho ponderal de 6,0kg.
O segundo caso trata-se de mulher, 18 anos, com história de hematúria macroscópica há 03 meses. À admissão, apresentava anemia importante (Hb 4,0 g/dL) e necessidade transfusão sanguínea. Urina com proteína > 5g/mL, > 1 milhão de hemácias/ml, 158.000 leucócitos/ml, e 4,86 g de proteinúria/24 horas. Ultrassonografia de rins e vias urinárias com cisto renal simples de 1,8 cm em terço médio de rim esquerdo. Doppler de vasos renais e AngioTC de abdômen dentro da normalidade. A ureterocistoscopia flexível identificou presença de coágulos em região vesical e em ureter esquerdo, além de hemangioma em pelve renal esquerda.
Em ambos os casos, a biópsia renal evidenciou glomérulos e túbulo-interstício dentro da normalidade.
Discussão e conclusão: O diagnóstico etiológico de hematúria em pacientes jovens costuma ser simples e inclui causas urológicas (litíase ou ITU) ou renais (glomerulopatias). Duas etiologias que devem ser pensadas frente a exclusão de causas mais comuns são a síndrome de nutcracker e hemangioma renal, pois ambas requerem abordagens terapêuticas específicas.

Palavras Chave

Hematúria, Nutcracker, hemangioma

Área

Nefrologia clínica

Instituições

Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

CAMILA CAVALCANTI DE LIMA, JOSE GOMES SOUTO, MOHANA CYNARA ABREU DE MELO, THAIS LIMA VERDE DE ARAUJO SILVEIRA, LUISA SILVA DE SOUSA, MARIA ESTELA VIDORETTI, GUILHERME MASCHIETTO VALENTE, ÉRIKA BEVILAQUA RANGEL, MARCELINO SOUZA DURÃO JR