Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DO TELEATENDIMENTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 EM UM AMBULATORIO DE DIALISE PERITONEAL

Introdução

Diante das medidas de restrição de contato impostas pela pandemia de COVID-19, houve a necessidade da utilização de teleconsultas como alternativa para a continuidade da assistência prestada aos usuários, especialmente, para os portadores de doença renal crônica (DRC) em diálise peritoneal (DP). O objetivo desse estudo foi avaliar a utilização do teleatendimento na assistência nutricional durante pandemia de COVID-19 em um ambulatório de diálise peritoneal do Distrito Federal.

Material e Método

Estudo observacional, transversal, com participantes de ambos os sexos, acima de 18 anos de idade, em diálise peritoneal há mais de 3 meses em uma unidade de nefrologia do Distrito Federal, atendidos pelo profissional nutricionista, por meio de teleconsultas, entre abril de 2020 a outubro de 2020. Os dados foram coletados por meio de formulário on-line google forms disponibilizado pela mídia WhatsApp Web no momento das consultas mensais realizadas em janeiro de 2021. As informações coletadas foram: número de teleconsultas realizadas pelos participantes, informações sobre as orientações específicas do atendimento nutricional (potássio, fósforo), necessidade de prescrição de suplemento alimentar e plano dietético e necessidade de orientações relacionadas às intercorrências como ganho e/ou perda de peso, distúrbios gastrointestinais, hiporexia e controle glicêmico. As informações a respeito da percepção dos usuários sobre o teleatendimento também foram coletadas. Os dados foram tabulados em planilha de Excel e apresentados em frequências absolutas.

Resultados

A amostra foi constituída por 21 participantes, com idade entre 29 a 88 anos, maioria em DP entre 1 a 3 anos (76,2%; n=16), 47,6% (n=10) homens, 76,2% (n= 16) adultos e 52,4% (n=11) realizaram 3 teleconsultas no período. Todos relataram terem recebidos orientações nutricionais para controle de potássio e fósforo, 90,5% (n=20) referem ter recebido plano alimentar específico, 52,4% (n=11) prescrição de suplemento alimentar e 66,7% (n=14) receberam orientações para manejo da constipação intestinal. Conforme a percepção dos participantes, todos (100%, n=21) relataram boa aceitação da utilização das teleconsultas e 95,2% (n=20) referem que tiveram suas demandas atendidas pelas mesmas.

Discussão e Conclusões

A utilização das teleconsultas aos portadores de DRC em DP permitiu a continuidade do acompanhamento com a realização das orientações necessárias e uma boa assistência nutricional durante a pandemia de COVID-19.

Palavras Chave

diálise renal; insuficiência renal; telemonitoramento.

Área

COVID

Instituições

Universidade de Brasília - Distrito Federal - Brasil

Autores

SHEILA BORGES, GRAZIELLA FRANÇA BERNARDELLI CIPRIANO