Dados do Trabalho
Título
AMILOIDOSE POR CADEIA A-ALFA DO FIBRINOGENIO: UMA REALIDADE BRASILEIRA
Introdução
A amiloidose causada pela cadeia A-α do fibrinogênio (amiloidose AFib) é decorrente de mutações no gene da cadeia A-α do fibrinogênio (FGA), sendo a principal causa de amiloidose renal hereditária em todo o mundo.
Material e Método
Estudo de coorte retrospectivo dirigido à caracterização da história natural e desfecho renal de pacientes com amiloidose AFibE545V diagnosticados a partir de manifestações clínicas, biópsia renal e/ou teste genético realizado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo no período 2014-2022.
Resultados
Um total de 47 pacientes de 15 famílias não relacionadas com amiloidose AFib foram diagnosticados por teste genético, todos heterozigotos para a variante p.E545V. Destes, 31 (66%) apresentavam manifestação clínica enquanto 16 (34%) não expressavam clinicamente a doença. Durante o seguimento, 31 pacientes evoluíram para doença renal com uma idade média de 55,0±10,4 anos. A apresentação clínica consistiu em proteinúria (67,7%), hipertensão arterial (84%) e disfunção renal (39,3%). Dezenove pacientes (61,3%) evoluíram para doença renal crônica terminal (DRCT) a uma idade média de 62,0±10,7 anos, e a sobrevida renal média foi de 45,5±38,7 meses. O declínio da taxa de filtração glomerular estimada (TFGe) foi de 8,45±6,41 mL/min/1,73m²/ano. Análise multivariada revelou que TFGe<60 mL/min/1,73m² ao momento do diagnóstico foi um fator de risco independente de progressão para DRCT (HR 5,45 [IC 95%, 1,04-28,68]). Cerca de 11,5% dos pacientes foram submetidos a tratamento quimioterápico, mesmo sem evidência clínica e/ou laboratorial de doença plasmocitária. Apenas 9 (60%) dos probandos possuíam histórico familiar de DRC ou amiloidose. Observamos diferença na taxa de penetrância de acordo com a faixa etária analisada: 77,4% (>50 anos) vs. 22,6% (<50 anos), p=0,028.
Discussão e Conclusões
A amiloidose AFibE545V apresentou penetrância variável de acordo com a faixa etária. Em pacientes com quadro de hipertensão arterial, proteinúria e disfunção renal progressiva, devemos considerar este diagnóstico e realizar teste genético direcionados para AFib, particularmente para a variante p.E545V, especialmente em familiares de indivíduos acometidos. Esta abordagem pode evitar tratamento inadequado.
Palavras Chave
Amiloidose renal, Amiloidose por cadeia A-alfa do fibrinogênio, Amiloidoses hereditárias, Glomerulopatias
Área
Doenças do glomérulo
Instituições
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP-SP/HC-FMUSP - São Paulo - Brasil
Autores
ELIESER HITOSHI WATANABE, VALKERCYO ARAÚJO FEITOSA, PRECIL DIEGO MIRANDA DE MENEZES NEVES, VIVIAN CHRISTINE DOURADO PINTO, LUIZ FERNANDO ONUCHIC